Hoje é o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do País que lutou para a libertação do seu povo e contra a escravidão, promove reflexões e palestras sobre o protagonismo afrodescendente e seu desenvolvimento nos campos político, cultural e social.
Acima de tudo, o Dia da Consciência Negra impulsiona uma luta diária, de muitos brasileiros das mais diversas raças e tons de pele, contra o racismo. O preconceito está instalado no País há muito tempo, e somente nós mesmos para dar um basta nisso. A busca pela igualdade deve começar nas séries iniciais do ensino fundamental. Entretanto, infelizmente a realidade mostra o contrário, pois o assunto é pouco trabalhado dentro das escolas. Falta debate acerca da contribuição negra na história do Brasil
Já passou da hora do País evoluir em relação a todos os preconceitos enraizados em nossa sociedade. A inclusão social é um aspecto importante para a causa, já que aproxima culturas e povos, e oferece oportunidades iguais de acesso a bens e serviços para todos. O Dia da Consciência Negra é uma data para refletir, debater, pensar no próximo.
É uma oportunidade importante para tratar sobre assuntos pouco falados no cotidiano e enaltecer a histórica contribuição social e cultural do povo africano. Precisamos lutar pela igualdade, todos juntos.

Deixe seu comentário