Janeiro passou, Carnaval já está logo ali e um dos momentos mais importantes do ano para as famílias com crianças e adolescentes também bate à porta. O dia da volta às aulas é objeto de grande expectativa por parte da maior parte dos estudantes. Estrear o caderno, sentir aquele cheirinho de novo nos livros, rever os colegas e fazer novas amizades. O início do ano letivo representa a continuidade para aquele aluno que já é nota 10, e também, a oportunidade de mudar aos que em 2019 não se dedicaram tanto assim.
Mas não pense que a volta às aulas representa oportunidade de melhorar apenas para as crianças. As instituições de ensino, os educadores e as famílias também devem ser – ou tentar, pelo menos – melhores que nos outros anos. Esperamos que nossas crianças sejam recebidas com escolas de estrutura adequada e bonitas. Sim, bonitas. Os professores, mesmo aqueles que não estão se sentindo valorizados, devem lembrar-se do juramento que fizeram ao terminar o magistério e/ou cursos superiores e oferecer às crianças o melhor possível. Já aos pais cabe apoiar os mestres, lembrando que a boa educação começa em casa e somente a união dela com o conhecimento – essa sim, uma missão da escola – garantirá um futuro satisfatório, se realização pessoal e profissional para esta criança.
A valorização do professor e da educação como um todo, muito cobrada pelos cidadãos ao poder público, não depende apenas de recursos. Eles fazem parte desta equação, é claro, mas parte do avanço educacional começa em casa. É cada vez mais comum professores serem desautorizados pelas famílias, que ignoram as falhas dos próprios filhos e responsabilizam os mestres pelas falhas na aprendizagem. Os professores, como qualquer profissional, podem ser cobrados, mas, é preciso apoiá-los na árdua tarefa de educar. Não adianta lembrar que o filho é estudante apenas na hora de pagar o material escolar e depois só lá em dezembro, quando ele estiver de recuperação, torcendo para o professor “lhe dar” um pontinho extra. O ensino se faz dia a dia, lição por lição, a cada tema de casa feito e refeito.

Deixe seu comentário