Professores

Nesta segunda-feira, 15 de outubro de 2018, registramos a passagem de mais um Dia do Professor. Para uma reflexão, buscamos todos os professores que passaram pelas páginas do Jornal Ibiá desde a última comemoração de seu “Dia” até hoje. Os tópicos abordados evidenciam a luta e a importância da categoria.
Quem nos acompanhou neste ano leu bastante sobre as qualificações buscadas pelos educadores do município e do estado; leu sobre os desafios de lidar com violência; sobre a busca pela garantia de salários; sobre greves e sobre fins de greves; sobre alunos apoiando seus mestres ao máximo e outros que questionavam a eficiência de sua luta.
O Ibiá mostrou os desafios de professores do interior para, com o ensino, combater o êxodo rural. Abordou também o combate às fake news; a conscientização ambiental; e a busca pela integração dos alunos à política. Tratamos do fomento a ideias inovadoras e ao empreendedorismo e, ainda, a integração dos estudantes com dificuldades de aprendizado.
Escrevemos aqui sobre as adequações às novas regras do ensino e do engajamento pela garantia de uma educação de qualidade mesmo que em condições adversas. Teve até educadores que, neste meio tempo, tiveram de trabalhar em escolas destelhadas por um temporal e que esperaram por meses por uma verba que permitisse o reparo.
Ser professor não é fácil. Os desafios são muitos, os obstáculos são grandes e os resultados da formação nem sempre são os melhores. Temos visto bastante disso nos últimos meses. A comemoração de um “Dia de Professor”, apesar – e por isso – é muito valida. É dia de celebrar a dedicação, a vontade e o amor de quem, mesmo em condições tão adversas, sai de casa dia após dia e se dispõe a ensinar o próximo. Parabéns!

Últimas Notícias

Destaques