Pensando no futuro

O Jornal Ibiá tem aberto bastante espaço em seu conteúdo para as pautas do Meio Ambiente. Abordamos o assunto porque cuidar do Meio Ambiente é algo necessário em cada dia do ano, através de pequenas e grandes atitudes no cotidiano.

É uma atitude pequena – porém importante – quando cada cidadão separa o seu lixo. O ato ganha proporções maiores quando – como ocorreu em Montenegro no último sábado no Porto das Laranjeiras – a comunidade se une para recolher o lixo numa área comunitária. E se torna ainda mais relevante para a vida de todos quando os gestores públicos promovem ações que, lá na frente, farão diferença. A aprovação do Projeto de Lei de Brochier que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Saneamento Básico integrado à Política Nacional de Resíduos Sólidos do Município é importante para a saúde e a qualidade de vida da comunidade, mas, também do Meio Ambiente. O mesmo pode ser dito sobre o projeto, anunciado pela Corsan, de Montenegro ter sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em breve e com ela beneficiar mais de 30 mil montenegrinos 2024.

Obviamente, não é um papel assinado que resolverá os problemas de nenhuma comunidade. Mas, são eles que, junto de muito trabalho posterior, poderão oferecer às populações qualidade de vida equilibrada à natureza. Viver bem, com água e esgoto tratados, significa cuidar do Planeta em e colaborar para a manutenção de recursos básicos.

O plano de Brochier tem validade de 20 anos. Ele propõe ações de curto, médio e longo prazo em quatro eixos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Será necessário, é claro, ir além do plano e chegar à prática. E, para isso, haverá de ocorrer empenho do Executivo do município em muitas gestões. Os políticos passam, mas o nosso solo e os nossos rios ficam, carregando as marcas do tratamento que receberam – para o bem e para o mau – dos gestores e das comunidades. Para termos, lá adiante, orgulho das nossas cidades, será necessário o empenho de todos.

Últimas Notícias

Destaques