As escolhas que fazemos hoje impactam no nosso futuro, na vida que teremos daqui a uma década. Se praticarmos atividade física na juventude há mais chances de chegarmos à velhice com saúde e qualidade de vida, por exemplo. O mesmo acontece com o Meio Ambiente. A diferença é que, neste caso, o que uns fazem prejudica a todos já que neste grande loteamento habitacional que é o planeta Terra, não existem impactos individuais, mas sim resultados coletivos.
É por este motivo que são tão necessários os projetos que abordem o Meio Ambiente de forma coletiva e abrangente, afinal uma ação está atrelada a outras tantas. Ações que o Ibiá realiza há anos têm impacto não apenas no hoje, mas, principalmente, no amanhã. Quando o tema proteção ao Rio Caí, por exemplo, é provável que os resultados das ações sejam sentidos gerações à frente. É para os nossos filhos e netos terem água para beber que existem projetos como o de cadernos de Meio Ambiente. Não é possível mudar o que tem séculos de história em alguns meses ou anos. Tudo é um lento e cuidadoso plantio de ideias.

Desde 2011, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da água, o Ibiá realiza esse fértil plantio de ideias chamado Olho D’Água. Uma década! Parece muito se colocarmos no contexto da nossa vida. Muitos dos leitores participaram de ações ou souberam através dos filhos que o projeto “passou” pela escola do bairro. Assim como o Rio Caí, o Olho D’Água faz parte da vida dos montenegrinos. Mas, se pensamos no Rio Caí e na sua importância, uma década é relativamente pouco. E, exatamente por isso, precisamos seguir. Precisamos formar mais gerações preocupadas com o meio em que vivemos. Este é um daqueles temas que, se pararem pelo meio do caminho, serão esquecidos e os avanços obtidos acabarão se perdendo.

Se analisarmos mais profundamente, vivemos um período decisivo, em que abordar os cuidados com o Meio Ambiente é ainda mais importante, já que a pandemia modificou uma série de hábitos. Quantas embalagens de produtos chegaram à sua casa por entregadores e você jogou no lixo este mês? Sim, esta é uma conta que todos devemos fazer. A conscientização da nossa comunidade por pequenos hábitos que permitam uma vida melhor é um dos papeis do Jornal Ibiá tem orgulho de cumprir. Hoje retorna às páginas do Ibiá o Olho D’água. É uma gota no oceano, sabemos, diante de tantos desafios. Mas, de gota em gota vamos formando cidadãos que valorizam o Planeta em que vivem e lutam por um Meio Ambiente mais saudável.

Deixe seu comentário