A arte é essencial para a vida. É ela que traz cor para os nossos dias, às vezes naturalmente um pouco cinzentos. É a arte que faz a tristeza soar menos dolorosa, ajuda na compreensão dos sentimentos mais incompreendidos e nos dá força para superar os obstáculos. É desenhando ou pintando, cantando, dançando e atuando que conseguimos extravasar o que sentimos. Se, por tudo isso, a arte sempre foi importante, nos dias atuais é ainda mais. É por estes motivos que, na próxima segunda-feira, 7 de junho, mais do que nunca, a comunidade de Montenegro rende homenagens à Fundação Municipal de Artes de Montenegro, ou como todos chamamos carinhosamente, a Fundarte.

Entidade muito querida pela população, a Fundarte é uma das razões para que Montenegro ostente o título de Cidade das Artes. É nela que lapidados muitos talentos que hoje brilham pelo Estado, Brasil e até internacionalmente. A fundação projeta o nome do município através dos eventos que promove, bem como dos alunos e ex-alunos que se apresentam em várias cidades.

E vai muito além disso. Cursos e projetos sociais desenvolvidos pela instituição que oferece à comunidade uma agenda cultural composta de diversos eventos. Obviamente, devido à pandemia, os eventos presenciais – como peças teatrais, concertos, shows, espetáculos de dança, exposições e mostras – tiveram uma parada para garantir a segurança de todos. Mas, ainda assim, os profissionais que lá atuam fizeram grande esforço para levar as ações ao ambiente digital e assim manter a arte na vida da população.

Aliás, garantir o acesso à arte para toda a comunidade montenegrina e não apenas para quem tem recursos financeiros sempre foi um dos destaques da instituição. Muitos dos espetáculos são gratuitos ou, quando pagos, contam com ingressos a valores acessíveis, oportunizando o acesso a todos. E nos cursos, mais da metade dos alunos estudam de forma totalmente gratuita. A Fundarte completa em 2021 seus primeiros 48 anos de existência. E por isso ela merece aplausos fartos, como aqueles oferecidos ao fim dos grandes espetáculos e aos mais brilhantes artistas. Parabéns!

Deixe seu comentário