O município de Brochier, que tanto orgulho dá ao Vale do Caí, completa nesta segunda-feira, 11 de abril, 34 anos de emancipação política. Conhecida pela produção de carvão vegetal, pela Expofesta e pela Trilha do Carvão, a cidade tem como seu grande fator de desenvolvimento o povo trabalhador e acolhedor. Assim como tantas outras populações, a de Brochier percebe neste momento de pós pandemia a necessidade de se reinventar. O mundo não é mais o mesmo de três décadas atrás, quando o município passou a existir.

O carvão tem sim grande importância. O setor envolve, conforme dados da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, cerca de 500 produtores. Por ano, a produção alcança 16 mil toneladas de carvão, que vão inclusive para fora do País. São ainda cerca de 20 empresas empacotadoras do produto. O setor gera, portanto, empregos e renda, fazendo a economia do Município girar. Mas se o cartão foi importante ao desenvolvimento da cidade e é vital para a economia local da atualidade, o município se prepara para novos tempos.

Conforme destacado pelo prefeito, hoje já se destacam negócios como de pallets e ateliers de bolsas e calçados, além de investimento na área de bebidas. É uma natural diversificação da entrada de recursos no município, que leva a Brochier ter, além da entrada de mais impostos para investir em saúde, educação e assistência à população, mais oferta de emprego em diferentes funções.

Mas o que leva qualquer cidade a se desenvolver é a capacidade da sua população se reinventar, de sobreviver às adversidades e destacar-se em ambientes que nem sempre são favoráveis. A população tem que acreditar no seu município e ser um fator que joga a favor. Não há dúvidas que este é o caso de Brochier.

Por isso, nessa comemoração pelos 34 anos, os brochienses têm muito a comemorar. Têm, também, onde comemorar: o 12º Rodeio Crioulo. Haverão atividades tradicionalistas, como provas de laço; e apresentações artísticas. O palco da festa de da cidade é o Parque da Expofesta, com direito a algo que não poderia ficar de fora, os shows com talentos locais. É assim, valorizando o que é seu e olhando para o mundo que Brochier avança a cada ano. Parabéns à cidade e aos seus moradores!

Deixe seu comentário