O melhor símbolo

Nos últimos dias, em diversas entrevistas à imprensa e em pronunciamentos inerentes ao cargo que ocupa, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, fez aquilo que popularmente conhecemos como “engolir as sílabas” de algumas palavras. Assim, a palavra “cônjuge” saiu “conge” e “corrupção” sofreu uma indevida supressão dos erres, restando “coupção”. Há outros exemplos do apetite do ex-juiz por vogais e consoantes, mas estes dois bastam.
Nas redes sociais, milhares de críticos do responsável pela Operação Lava Jato aproveitaram a oportunidade para atacar o principal algoz do PT. Para muita gente, ele é despreparado e, por “falar errado”, não está à altura do cargo que ocupa. Depois dos oito anos de Lula na presidência e de mais seis com Dilma, verdade seja dita, já andávamos bem acostumados com o espancamento da Língua Portuguesa. Então, o argumento não serve.
O fato é que Sérgio Moro tem dificuldades de se comunicar e, neste caso, precisa buscar ajuda. Talvez o problema possa ser resolvido por um fonoaudiólogo ou um curso de treinamento para falar em público. Como ministro, a boa comunicação é essencial, tanto nas relações com a sociedade quanto no dia a dia com os colegas de governo e com o Congresso Nacional. Não é bom para o país que uma figura tão importante na luta contra a corrupção se torne uma caricatura.
Por outro lado, não custa lembrar que a Operação Lava Jato, com Moro à frente, prestou um inestimável serviço à nação. Muitos dos condenados se dizem inocentes – o que não é incomum entre bandidos – mas os bilhões que foram recuperados após os desvios mostram que realmente havia muita falcatrua em torno do governo e de suas empresas estatais. Espera-se que este trabalho não pare. Pelo contrário, que avance, chegando também a todos os estados, aos municípios, aos legislativos e ao Judiciário.
A pronúncia das palavras é menos importante do que as práticas nocivas que definem. Com os dois erres ou sem, a corrupção precisa ser enfrentada de frente e vencida. Sérgio Moro ainda é o melhor símbolo desse combate.

Últimas Notícias

Destaques