Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) proporcionam uma sensação de alívio em Montenegro. Em um momento em que o desemprego ainda assombra boa parte dos brasileiros, o levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego revela a criação de 157 novos postos de trabalho no município no mês de março.
A estatística sinaliza para a recuperação da estabilidade econômica do país e, por consequência, a recuperação do emprego. Em Montenegro, a diversificação econômica contribui para esse cenário favorável. Com indústrias de grande porte, comércio diversificado e uma rede de serviços significativa, a cidade tem mais chances de manter o equilíbrio financeiro, pois, se um segmento enfrenta problemas, outros compensam.
Montenegro também é bem favorecida em cursos técnicos, tanto na rede pública como privada, garantindo a formação de mão de obra. Falta de opção, portanto, não é motivo para deixar de se qualificar, uma necessidade tanto para quem ingressa no mercado de trabalho como para quem já está trabalhando.
Embora a boa notícia revelada pelo Caged, no entanto, é preciso cautela, pois a crise ainda não acabou e o número de vagas abertas demonstra uma lenta recuperação. O desemprego ainda é uma realidade no município e no país. A expectativa, no entanto, é que a oferta de emprego continue em crescimento, uma vez que o ano de 2017 é visto como de retomada da economia.