Nos próximos dias, os olhos do mundo se voltam para Tóquio, no Japão, onde ocorrem os Jogos Olímpicos de 2021. Neste ano, cinco novas modalidades serão disputadas: beisebol/softbol, escalada, karatê, skate e surfe. Além dessas, outras tantas já fazem parte dos jogos e encantam atletas e amantes do esporte. Sabemos que para chegar a uma competição tão importante não é fácil. São horas de treinamento, dedicação total e acompanhamento de diferentes profissionais, que farão o competidor ter seu máximo rendimento.

Mas todo atleta olímpico inicia de algum lugar: atividades recreativas, esporte amador, competições locais e outras tantas iniciativas. Por aqui, embora não tenhamos competidores montenegrinos disputando o mundial, temos grandes atletas, que praticam as modalidades olímpicas. Eles estão nos campeonatos e também desenvolvendo trabalhos voluntários, onde fomentam a prática esportiva entre crianças e adolescentes. São praticantes de modalidades diversas e que merecem nosso respeito e reconhecimento, por levarem o nome de Montenegro a outros lugares e por incentivarem o que, futuramente, pode ser uma representação local diante do Planeta.

Mesmo que nossos atletas não vão a Tóquio, saber que por aqui são praticados atletismo, skate, karatê e outras tantas modalidades que fogem ao convencional é um motivo a mais para valorizarmos o nosso esporte. E não precisa ser apenas aqueles que vão compor as Olimpíadas. Toda modalidade pode – e deve – ser olhada com carinho pelos governantes e pela comunidade. Pode ser cobrando que os espaços destinados a essas práticas sejam democráticos e bem conservados; mas também pode ser comprando a rifa do clube infantil que tenta angariar recursos para novos uniformes; ou, ainda, incentivando os nossos representantes no stand up paddle, que diariamente estão tentando superar seu tempo nas águas do Rio Caí e trazer mais uma medalha para Montenegro. Já tivemos títulos mundiais por aqui, recentemente, no Jiu Jitsu. Quem sabe no futuro os atletas não nos tragam novo ouro? Para isso, precisamos apoiá-los desde os primeiros passos.

Deixe seu comentário