Finalmente reconhecido

Presente em praticamente todos os bairros de todas as cidades desse imenso Brasilzão, o vira-lata caramelo já pode ser considerado um símbolo nacional. Você certamente conhece ou até já fez carinho em um deles. Por muitos anos, ele foi bastante rejeitado e, de algum tempo para cá, vem “hitando”, como se diz nas redes sociais. Sim, o caramelo está fazendo sucesso e, finalmente, tem seu momento de glória.
Em 2019 foi até alvo de um abaixo-assinado para que ele estampasse as notas de R$ 10,00, sob a justificativa de que “consolidou-se como um marco do povo brasileiro, sendo bem amado e recebido em todos os estados do País, sendo um exímio representante de nossa cultura e, portanto, merece menção em nossas moedas”. Tudo, claro, uma grande brincadeira, mas que demonstra que esse é, sim, um dos pets preferidos dos brasileiros, principalmente por seu jeito dócil e companheiro.
O cachorro caramelo, que já foi representado em desenhos, como o famoso Amarelão do Pica Pau, ou em filmes como Benji, agora ganhou um novo status internacional: foi eleito o mascote oficial da Copa América 2020, que ocorrerá na Colômbia e na Argentina. Bem merecido para esse símbolo cultural, não é mesmo? Esse é o tema da capa do Caderno Expressão desse fim de semana.
Mas, gracinhas à parte, a valorização desse cachorro nos remete a outro debate importante na nossa sociedade: a importância de adotar um mascotinho. Claro que muitas pessoas têm preferência por uma raça específica ou opta por características definidas em um amigo bicho. Mas as ONGs estão por aí com diversos animais resgatados, muitos deles de maus-tratos. E vamos combinar, quem é que não quer ter um amigo famoso internacionalmente? Pois esse é o status atual desse cachorro. No entanto, também não vale adotar um mascotinho e devolvê-lo ou abandoná-lo quando ele “sair de moda”. Cachorro não é roupa, que pode ser passada porque não lhe serve mais. É um ser vivo que se apega, sente o abandono e que depende de cuidados (e gastos) diários. A decisão em ter um bicho deve ser bastante analisada mas, se a resposta for sim, optar pela adoção de um vira-lata pode ser sinônimo de uma vida cheia de boas surpresas.

Últimas Notícias

Destaques