Recorrentemente, falamos sobre a importância em cada um fazer o seu papel para que tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária e – por que não sonhar – um mundo melhor. Hoje o Ibiá está repleto de exemplos que fazem a diferença na vida dos montenegrinos e de tantos outros cidadãos que por aqui passam. A escola Tanac, que surgiu para atender a uma demanda da empresa de mesmo nome, está há 70 anos construindo conhecimento e formando alunos e cidadãos. Nesse tempo, muitas histórias foram construídas, projetos desenvolvidos e sonhos colocados em prática. Algo que era para auxiliar pessoas que mal sabiam a língua portuguesa, sete décadas depois, virou referência em ensino.

Também temos, nesta mesma edição, a iniciativa da Imavida Diagnóstica que, se inspirando na campanha Outubro Rosa e utilizando um recurso próprio, oferece consultas gratuitas a mulheres, como forma de prevenção ao câncer de mama. A família viveu de perto a doença e fez disso sua força para ajudar outras pessoas. Para tanto, utilizarão o mamógrafo da clínica, que está em fase de instalação, para ofertar também os exames. São formas de empresas fazerem a diferença na sociedade, para além da sua prática profissional.

Podemos falar, ainda, sobre instituições que fazem muito mais do que o seu trabalho, como a Brigada Militar, que está diariamente atendendo às demandas da comunidade. Na semana passada, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Caí celebrou seus 44 anos. Nesse período, para além dos crimes combatidos, tivemos iniciativas de aproximação com os cidadãos. Quantas não foram as crianças que nos emocionaram ao visitar a sede do Comando, e se encantar ainda mais com os policiais? É, sem dúvida, uma forma de incentivar nossos pequenos a seguir uma vida de retidão, mesmo que não seja fardado, mas que, com certeza, será longe dos crimes.

Mas é possível, a cada um de nós, fazer algo pelo outro. Muito além da profissão, podemos descartar o lixo corretamente, auxiliar alguém que precise, espalhar gentileza e participar de boas ações. Pode parecer pouco, mas certamente será muito para o nosso próximo. Com certeza, nos aquece o coração mostrar tantos bons exemplos, de pessoas, instituições e empresas que querem ver a cidade crescer. É isso que nos fará melhores.

Compartilhar

Deixe seu comentário