Espaço para estacionar

A dificuldade em encontrar lugar para estacionar no Centro de Montenegro é indiscutível. O aumento constante da frota de veículos somado a questões culturais, como usar carro mesmo para deslocamento em curta distância, geram engarrafamentos e encontrar uma vaga é cada vez mais raro. Trata-se de um problema que não se restringe a Montenegro, mas é comum a boa parte das cidades brasileiras.

Nesse cenário em que se encontra o trânsito nas ruas de Montenegro, a abertura de licitação para instalação e operação do Estacionamento Rotativo Pago é uma boa notícia. A Prefeitura publicou o edital ontem e a abertura das propostas será no dia 22 de maio. A expectativa é que o sistema reduza o problema, estimulando a rotatividade.

Vale lembrar, porém, que a falta de estacionamento não se deve somente ao crescimento da frota, mas a um hábito ainda comum de usar o carro para qualquer deslocamento, mesmo quando a distância é curta. Não raro, um motorista fica dando voltas pelas ruas na esperança de encontrar um espaço para estacionar. Será que não demorou mais do que se fosse a pé até o seu destino?

É válido considerar que mais carros circulando impactam na poluição ambiental, em engarrafamentos e, por consequência, aumentam as chances de acidentes. A implantação de estacionamento rotativo, sem dúvida, ameniza o problema, mas a solução vai além e depende das atitudes de cada cidadão, o que inclui o uso racional do veículo.

Últimas Notícias

Destaques