Educar é função de todos

Incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos é um processo que todas as escolas tentam fazer. Seja por meio de reuniões mensais, semanais, festas em datas comemorativas ou até mesmo sem motivo aparente, para que os adultos tenham uma afinidade maior com o local onde as crianças passam grande parte do tempo e que possam conhecer aqueles que são responsáveis, em parte, pela educação dos pequenos: os professores.
Neste sábado, a Escola Cinco de Maio fez uma atividade especial para receber as famílias. O evento contou com apresentações artísticas e culturais, atividades de lazer, brincadeiras e sociais. A iniciativa é mais do que válida, mas ainda falta muito para que os dois lados da educação das crianças, adolescentes e jovens consigam caminhar juntos. Enquanto muitos pais fazem questão de participar do aprendizado dos filhos, outros veem essa responsabilidade apenas como função da escola.
Acompanhar o filho na escola não se trata apenas de cobrar. É preciso estimular, motivar, valorizar, conversar, ensinar e discutir os temas levados para casa. Em todo esse processo, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.
Quando a criança percebe que é ouvida pela família, ela se sente ainda mais estimulada a ser melhor e aproveitar as oportunidades que a escola oferece. Quem ganha nesse processo todo é a criança, a família e a escola e, por extensão, a sociedade. Dessa forma, quanto mais a família se envolve com os temas relacionados à escola, visita o local e ajuda nas lições, mais eles incentivam o processo educacional dos filhos.

Últimas Notícias

Destaques