Crianças e adolescentes devem ter educação de qualidade em ambientes adequados, mas, nem sempre é isso que se vê. A morosidade e burocracia no setor público, muitas vezes, colocam em risco o aprendizado e a integridade física de estudantes. Manter boas condições na estrutura física das escolas é responsabilidade dos governantes, mas também é uma possibilidade para que os cidadãos exerçam a solidariedade.
Embora muitas vezes o Poder Público conheça as dificuldades de cada instituição de ensino, é comum que a ajuda demore a chegar. Enquanto isso, crianças que deveriam ter como prioridade atenção aos estudos remetem seu foco à insegurança. Alunos de variadas idades são expostos a problemas como pisos quebrados, goteiras, falta de cercamento nos pátios, local para lazer e tantos outros déficits que se vê, tanto na rede municipal de ensino quanto na estadual. A precariedade nas estruturas de locais de ensino preocupa as comunidades escolares.
Enquanto o socorro não vem de onde deveria vir, de forma voluntária pais, professores e demais pessoas arregaçam as mangas para transformar a realidade desses espaços. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança, por exemplo, a união fez a força e a diferença. Voluntários promoveram melhorias e otimizaram espaços para que, além do conteúdo educativo, os pequenos guardem na memória belas imagens do local onde passaram importantes momentos de suas infâncias.
Esforço coletivo foi fundamental para alertar o poder público e pedir providências quanto aos problemas na Escola Municipal de Educação Infantil José Flores Cruz. Depois de várias reuniões, agora o momento é de celebração e expectativa pela execução e conclusão das reformas previstas.
Comemoração ronda também a comunidade escolar da jovem Escola Municipal de Educação Infantil Adenillo Edgar Rübenich, a Tio Riba. Importantes obras chegam às vésperas do educandário completar seus 15 anos de atividades. Parabéns a Tio Riba! Parabéns a todos que se esforçam para promover a educação em ambientes mais dignos.