…nem avisa quando vai chegar. Já diziam os mais experientes. Há quem diga que as enfermidades infantis “preferem” surgir à noite para surpreender e assustar os pais e dar noites mal dormidas às famílias. Acreditando ou não nesta sabedoria popular, é provável que, na dúvida, você prefira ter alternativas de serviço de saúde noturno e a certeza de que haverá atendimento em caso de necessidade. E, é preciso reconhecer: nos últimos tempos os montenegrinos que dependem do Sistema Único de Saúde estão muito melhor respaldados para o caso de necessidade de atendimento noturno.

Até há pouco mais de um ano, é bom lembrar, em caso de urgência noturna, o Hospital Montenegro era a única alternativa. Claro que o serviço do HM segue sendo importantíssimo, mas, em casos como uma febre, por exemplo, ir ao Hospital Montenegro e disputar atenção com casos mais graves era um problema. Com a abertura do Plantão 24h, na Secretaria da Saúde, a população passou a ter muito mais tranquilidade. E a emergência do Hospital foi desafogada. Agora, uma ação complementar promete oferecer ainda mais tranquilidade, principalmente às famílias moradoras do Centro e dos bairros próximos. Pessoas atendidas nas unidades de Santos Reis e dos bairros Santo Antônio e Centenário serão beneficiados com a novidade.

Desde dessa segunda-feira, 8, os montenegrinos têm mais quatro horas de atendimento na Unidade Básica de Saúde do Centro. Ao invés de 19h, as consultas poderão ser feitas até as 22h, com o fechamento do prédio uma hora depois. O atendimento na UBS é indicado para casos mais simples, em que não há risco de morte, normalmente enquadrados nas bandeiras azul e verde do Protocolo de Manchester.

Diante da nova oferta de serviço, é importante que a população “cuide” da rede de saúde que hoje tem disponível. Cuidar, neste caso, é procurar o serviço adequado ao que necessita e ao horário. Há situações em que o Plantão é indicado, outras podem ser resolvidas na UBS, com uma consulta agendada, e há emergências que devem ser encaminhadas ao Hospital Montenegro. Outro cuidado que se faz muito necessário diz respeito às consultas cujo cidadão simplesmente não aparece na hora marcada, impedindo que outro consulte e gerando custos aos cofres da prefeitura.

Sabemos que a Saúde é das secretarias mais importantes de qualquer governo e, também, das com maior orçamento. Por isso mesmo é importante que os recursos sejam bem aproveitados para que assim, em caso de necessidade, estejam disponíveis. Que bom que a comunidade de Montenegro está recebendo mais esta boa notícia.

Deixe seu comentário