Mesmo que sem o público esperado e com muitas regras para serem seguidas, foi bonito ver a magia do Natal brilhando por Montenegro. Sobretudo por sabermos que o espetáculo Alma Única está recheado de artistas montenegrinos. E os “prata da casa” fizeram bonito, encantando quem compareceu ao estacionamento da Unisc para o evento. Em momentos tão difíceis como o que estamos vivendo – 2020 todo não foi fácil – afeto é muito importante. E, em tempos nos quais até a troca de afeto tem protocolo sanitário, as manifestações artísticas se tornam ainda mais importantes. A doçura do Papai Noel, a beleza de uma orquestra, a alegria de um palhaço. Os artistas por trás destas – e tantas outras – manifestações artísticas ganham em 2020 ainda mais importância nas nossas vidas.

Este é um momento em que precisamos equilibrar muito bem as várias coisas importantíssimas às nossas vidas. Temos sim que manter atitudes básicas no intuito de reduzir a proliferação da Covid-19. Atitudes que você está cansado de saber serem necessárias, mas que, talvez, o cansaço tenha feito deixar de lado nos últimos meses. Só que, mesmo com todos os cuidados, precisaremos manter espaço em nossas vidas para atividades que nos mantenham saudáveis também mentalmente. Viver é preciso. E, por isso, é preciso ter arte e lazer nas nossas vidas. Uma caminhada ao ar livre – com máscara – poder ser o fator decisivo entre uma noite de sono tranquilo ou uma crise de ansiedade. Algumas risadas têm o poder de aliviar o estresse como nenhum remédio o faria. E a emoção que uma música ou cena bem interpretadas geram faz despertar emoções necessárias às nossas existências.

Aqui em Montenegro e por todas as cidades do mundo há uma busca por diferentes modelos de manifestações culturais. De apresentação drive-in até exposição por drive-thru passando por conversar com o Bom Velhinho via videoconferência. Todos nós estamos reaprendendo a realizar as atividades vitais à nossa existência de outras formas e, ao longo dos últimos 10 meses, pudemos verificar o que realmente importa. Não será um vírus que nos impedirá de curtir a época mais bela e significativa do ano. Com jeitinho, protocolos e muito álcool em gel, Papai Noel vai chegando em cada um dos lares para trazer uma mensagem de esperança e de fé.

Deixe seu comentário