Como é bom poder noticiar coisas boas. Há quem acredite que os jornalistas gostam de noticiar tragédias. Talvez isto ocorra porque estas são notícias impactantes, fatos que precisam ser levados à população praticamente em tempo real e que marcam muito o jornalista e também o leitor. Você leitor não esquece as circunstâncias da sua vida no período de determinado fato impactante. Nós jornalistas também não. Mas a verdade é que nós, profissionais da imprensa, temos o desejo de dar boas notícias, sobretudo quando elas nascem dentro da nossa comunidade.
Nesta segunda-feira, 1º de junho, Dia Nacional da Imprensa, a equipe de reportagem do Ibiá vivenciou esses dois mundos. Por um lado, apuramos informações a respeito de diversas tragédias ocorridas no Vale do Caí ou, em outros locais, mas, vitimando pessoas daqui. Além dos acidentes de trânsito, um homem caiu de um barco e desapareceu nas águas do Rio Jacuí, em Triunfo. Mesmo assim, conseguimos trazer para a edição impressa do seu Ibiá algumas notícias boas também.
No sábado, a Caravana do Bem – promovida pela Sinoscar com a ajuda de parceiros, entre eles o Jornal Ibiá – mobilizou a comunidade de Montenegro na arrecadação de alimentos que irão matar a fome de quem mais precisa. Foram arrecadados 1.625 quilos de alimentos não perecíveis junto à comunidade. Como a Sinoscar comprometeu-se em dobrar a quantidade, serão mais de três toneladas doadas à Cáritas, que distribuirá a famílias carentes. E contribuir ainda é possível! A campanha terá sequência nos próximos dias. Se este momento tão difícil que vivemos mundialmente deixou algo de positivo, isso está justamente na capacidade da população em estender a mão ao próximo e ajudar os que sequer conhece.
Outra notícia boa de contar veio de Brochier. Depois de mais de duas décadas de espera, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Erni Oscar Fauth, de Brochier, tão importante para aquela comunidade, começou a ver, na prática, sua quadra de esportes coberta ser erguida. A obra tem prazo de conclusão para agosto e, talvez, você ache isso pouco ou pequeno comparado a outras tantas necessidades das populações do Vale do Caí. Mas, certamente, para os estudantes de Brochier é uma grande notícia. E nós sentimos orgulho em contá-la. Que surjam muitas outras notícias e que, no futuro, elas não precisem dividir espaço com as tragédias e ganhem ainda mais espaço.