Um local de lazer que os montenegrinos não esquecem, mas que, na prática, não recebia público há bastante tempo, enfim, parece estar mais uma vez ganhando vida. É o Balneário Municipal Afonso Kunrath, conhecido pela comunidade como Baixio. Um mutirão de limpeza e de manutenção teve início no último final de semana e foi concluído ontem, 2, feriado de Finados.

O trabalho contou com a mão de obra de cerca de 50 pessoas, entre servidores públicos, apenados do regime semiaberto e voluntários. Todos colocaram a mão na massa para deixar o espaço novamente em condições de receber a comunidade, algo quem segundo a Administração Municipal, deve ocorrer em breve. A expectativa, é que o Baixio volte a ser mais uma opção de lazer no Verão dos montenegrinos. Ele estava fechado desde 2018 e precisando de uma série de cuidados.

É com muita alegria que sabemos que, durante os quatro dias de mutirão, a grama foi cortada, o local teve o lixo e o entulho recolhido e houve uma boa limpeza no espaço. Além disso, foi feita recuperação na copa e nos banheiros, e construídas churrasqueiras. Mesmo que o banho no Rio Caí não seja permitido por não haver salva-vidas no local e, já há alguns anos, o trecho não oferecer condições de balneabilidade, o local ainda representa um espaço importante de descanso e lazer à comunidade. Se bem cuidado e com oferta de serviços básicos, não será de se estranhar que passe a receber frequentadores de outras cidades.

Para os montenegrinos, ter o Balneário Municipal liberado faz bem pela autoestima, pelo carinho que cada um tem pela cidade. Afinal, é ela mais embelezada. É ter mais um lugar bonito e bem cuidado para levar aquele familiar que vem visitar. Mas, além disso, há uma importância social em mantermos espaços assim na cidade. Na atual situação econômica, muitas famílias não poderão ir passar o final de semana na praia na temporada de Verão 2021/2022 e, estas, não devem ser privadas de um relaxamento justo e merecido nos seus dias de folga. Agora, o Baixio será uma alternativa agradável, próxima, de baixo custo e acessível aos montenegrinos. Que o balneário seja valorizado e bem cuidado.

Deixe seu comentário