Alunos da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller surpreenderam mais uma vez. Alguns jovens da instituição de ensino em Montenegro já se destacam com o projeto de robótica, em consonância com outros exercícios práticos que viraram trabalho científico de qualidade. Nesta terça-feira foi o momento do talento artístico ser revelado pelas turmas de 2º Ano, por meio do projeto“Shakespeareando nas Linguagens” , em uma intervenção teatral que permitiu imersão em quatro obras do dramaturgo inglês Willian Shakespeare.
A criatividade, somada à dedicação sob forte influência das professoras, resultou em um túnel sensorial que remete o visitante para dentro das obras clássicas. Quem passou pelo espaço recebeu uma carga de conhecimento, mas muito mais receberam os alunos, que saem desta experiência imersiva com uma qualidade de aprendizagem que jamais esquecerão.
O que o método dinâmico e interdisciplinar da Escola Sesi nos apresenta pode ser classificado na linha do inovador, ainda que siga conceitos consolidados de aprendizado criativo e de experimentação, de prática acima da teoria. Em verdadeira disputa com as redes sociais e uma série de facilidades online – ou seriam distrações online –, a sala de aula precisa ser mais atrativa. Também a estrutura geral das instituições de ensino deve ser pensada para que seja acolhedora, para que dêem conforto ao ponto de despertar um desejo de ficar dentro da escola.
O exemplo das escolas do Sesi é bem vindo; todavia ocorre um desânimo ao pensar que são exceção, sendo mantidas pela iniciativa privada. Quem dera ao Brasil que as escolas públicas pudessem ter a mesma estrutura e oferecer as mesmas oportunidades de aprendizado. Todavia, a postura não deve ser de lamentação, diante da certeza de que o País tem sim condições de qualificar todas as instituições públicas. Convenhamos que este país, que não é pobre, tem capacidade de resgatar o Ensino como ferramenta maior de transformação.
Ninguém mais dúvida que o conhecimento é o caminho. Então diante desta constatação, resta exigir que tenhamos mais escolas ao estilo da Sesi, inclusivas, democráticas e criativas, formando cidadãos preparados para todos os aspectos da vida.