Hoje o Ibiá conta, na página 14, a história da confeiteira Isabel Metz, que superou dificuldades e deu a volta por cima, em um exemplo de batalhas travadas e vencidas ao longo da vida. Sua história, para além do mérito, é fruto de muito esforço e de programas sociais dos quais fez parte.
Ela chegou a receber Bolsa-Família e também fez cursos promovidos pelo Cras. Ambos, programas de assistência social. Ações como o Bolsa-Família são importantes para garantir a subsistência de muitas pessoas no nosso País mas, muito além disso, é importante que essas pessoas tenham condições de sair desses programas pelas próprias pernas.
É fundamental que elas possam aprender ofícios e que tenham condições de exercer as funções para poder garantir, por conta própria, o sustento da família. E, na mesma linha, é fundamental que oportunidades sejam agarradas com as duas mãos, a exemplo do que fez Isabel, ampliando seu conhecimento e colocando em prática, chegando a auxiliar outras mulheres através da sua experiência.
A moradora de Brochier hoje é considerada um caso de sucesso, visto todas as dificuldades que enfrentou e a situação em que vive hoje. Os cursos e o trabalho – ajudaram-na muito mais do que financeiramente. Também foram importantes para sua saúde.
O trabalho já é tanto que toda a família acaba sendo envolvida. E o que é mais importante do que a união entre a família, sobretudo quando o trabalho gera renda para a própria família? Quantos casos de sucesso serão possíveis, caso a combinação entre assistência, oportunidade e esforço seja mais comum?