A polêmica da fraude em eleição

Com tanto acesso à informação, era de se esperar que estivéssemos mais bem informados sobre os assuntos que nos interessam. No entanto, a pré-disposição em acreditarmos naquilo que queremos, e não nos fatos em si, faz com que algumas pessoas se percam e acabem levando como verdade, mentiras. Em tempos de eleições, uma das principais polêmicas é de que os votos não são auditáveis, questionando a segurança das urnas eletrônicas. Quem já trabalhou de mesário sabe a segurança que o sistema oferece. E quem quiser saber, também pode descobrir.

Primeiro, num processo aberto a todos, que ocorreu na última semana, as urnas são preparadas antes das eleições nos Cartórios Eleitorais. No dia da votação, antes de qualquer voto, é impressa pelos mesários a “zerésima”, relatório que comprova que não há nenhum voto na urna logo após ela ser inicializada.
Terminado o horário da votação, são impressos, obrigatoriamente, cinco boletins de urna, relatórios que contêm todos os dados registrados na urna eletrônica. Além das cinco vias obrigatórias, podem ser emitidas outras cinco adicionais. Os boletins de urna também possuem QRCode, que pode ser lido através do aplicativo “Boletim na mão”.

E é nesses boletins de urna que está o “pulo do gato” que comprova como os votos são auditáveis e que fraudes podem ser identificadas se ocorrerem. Isso porque os dados neles contidos poderão ser facilmente cruzados com os dados que serão publicados pelo TSE após a apuração das urnas.

A confiança no sistema é tanta que partidos, principalmente nas eleições municipais, já fazem um levantamento paralelo através dos boletins de urna e sabem antes do resultado oficial quem será eleito. Aliás, você já ouviu reclamação de fraude em eleição local? No último pleito municipal, o Ibiá realizou o levantamento dos boletins de urna nas principais zonas eleitorais de Montenegro e, com antecedência, identificou a vitória de Gustavo Zanatta, com o mesmo percentual que veio a ser apurado pela totalização dos votos. Uma evidência da segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Últimas Notícias

Destaques