Dados divulgados Ministério da Educação indicam que Montenegro está fazendo a lição de casa, no que se refere à estrutura das escolas municipais. Os indicadores divulgados mostram que essas instituições possuem condições melhores do que a média nacional.
No país, os números mostram que as estruturas das escolas apresentam sérias deficiências e chama atenção os baixos índices que demonstram a falta de acessibilidade em grande parte delas. No cenário nacional, apenas 26,1% têm acessibilidade e somente 32,1% tem banheiros adaptados. Esses inúmeros vão na contramão da inclusão, pois dificulta o acesso de alunos com deficiências. Em Montenegro, os indicadores são melhores, com 48% e 50% respectivamente, mas também deixam a desejar. Esses são os piores índices nas escolas municipais desta avaliação.
Embora esses indicadores estejam melhores que a média nacional, sem dúvida ainda há muito a ser feito para que ocorra um bom resultado. Vale fazer um parêntese e lembrar que a falta de acessibilidade é um grande problema em vários setores, tanto em prédios públicos como estabelecimentos comerciais, a falta de rampas e ou elevadores é grande, e as escadas são um grande obstáculo a pessoas com dificuldade de locomoção. Já no que se refere ao acesso à internet e a parques infantis, Montenegro se destaca com índice de 100% das escolas.
A importância da educação, tanto para o desenvolvimento humano como da economia de um município, estado ou país é indiscutível. Portanto, o investimento em educação deve ser uma constante, por melhores que sejam os índices, ainda temos muito a melhorar e sempre haverá o que avançar.