A força do povo

O adiamento da decisão sobre o projeto de concessão da BR-386 pode ser considerado uma vitória do cidadão que participou das audiências públicas e se mobilizou contra a medida que implica na cobrança de pedágio. Embora o assunto ainda não tenha um parecer final, ou seja, não há decisão sobre a privatização e implantação das praças de pedágios previstas, incluindo uma em Montenegro, ao prorrogar o prazo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já está reconhecendo a importância e o peso da opinião da comunidade.

A decisão sobre conceder ou não a rodovia à iniciativa privada seria tomada amanhã, mas o prazo foi prorrogado por três semanas para aguardar a conclusão dos estudos de um grupo de trabalho criado para avaliar alternativas ao projeto. O mérito, porém, não pode ser creditado aos montenegrinos que tiveram pouca participação, tanto na audiência pública em Porto Alegre como na realizada no município.

O adiamento, inclusive, foi anunciado durante reunião do diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Cidadãos do Vale do Taquari, por sinal, deram um belo exemplo de mobilização durante esse processo, com maciça participação nas audiências e defendendo seu posicionamento contra a cobrança do pedágio. Que sua atuação sirva de escola aos montenegrinos e a muitos outros gaúchos que ficam na cômoda posição de reclamar, mas nada fazem para, ao menos, tentar mudar o que acham errado.

Últimas Notícias

Destaques