Neste dia tão especial, 22 de setembro, dia do contador, a coordenação e todos os docentes do curso de Ciências Contábeis da Unisc, parabenizam os profissionais da contabilidade pela sua essencialidade na vida das empresas, desde a sua constituição ‘nascimento’ e acompanhamento na gestão. O profissional da contabilidade não se ocupa apenas das questões legais de constituição, apuração de impostos e escrituração, como muitos ainda o veem. Com o avanço da tecnologia, a área contábil, cada vez mais integrada com a área da administração, ganhou um novo olhar e novas competências, como a de ser a inteligência estratégica em negócios.

Muito além da sua função burocrática, o profissional da contabilidade exerce um papel decisivo no acompanhamento dos negócios, auxiliando na gestão financeira e tributária, na precificação, na segurança dos controles internos, na prestação de contas não mais exclusivamente dos aspectos econômico-financeiros, mas também de outros aspectos do desenvolvimento sustentável, a dimensão social e ambiental.

Boa parte da burocracia já está automatizada, oportunizando ao profissional da contabilidade mais tempo para exercer sua ‘função essencial’ de ser gestor contábil, fornecendo informações econômicas-financeiras, sociais e ambientais úteis para a tomada de decisão e acompanhando de perto a demanda de seus clientes, identificando melhorias e caminhos em situações de crise, como por exemplo, na atual conjuntura, da pandemia de Covid-19 e no movimento mundial pelo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Aos que desejam ingressar na área contábil, pode-se afirmar que a contabilidade continua entre as profissões que mais crescem no mundo, com alta taxa de empregabilidade e trabalhabilidade. Além da possibilidade de uma rápida e quase imediata inserção no mercado de trabalho, o Contador pode direcionar sua atuação para áreas bem específicas, tais como: controladoria em empresas de médio e grande portes; consultoria; auditoria contábil interna e externa; auditoria forense; perícia contábil; compliance; valuation; Environmental, Social and Governance (ESG); governança tributária; contabilidade e gestão pública; empreendedor do seu próprio negócio na área contábil; entre outras.

‘Todos almejamos um mundo melhor para todos’, no qual os profissionais da contabilidade, podem ser elementos estratégicos no movimento mundial pela sustentabilidade da Agenda 2030 da ONU. A “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um dos acordos globais mais ambiciosos e transcendentes, assinado em setembro de 2015. A Agenda, é um guia para todas as pessoas e o planeta. É um plano de ação que requer a participação de todos: governos, sociedade, empresas, academia, profissionais de todas as áreas e as pessoas de forma individual.

A coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unisc convida todos os contadores, que estão cada vez mais preparados em termos de conhecimento e uso inteligente das tecnologias, a integrarem-se no movimento mundial ‘Transformando Nosso Mundo – A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’ a exercer um papel preponderante na implementação e no alcance dos ODS. Conheçam os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Pacto Global, a Agenda ESG, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), a Mandala ODS dos municípios brasileiros, as diretrizes da GRI para Relatórios de Sustentabilidade, o CTG 09 – Relato Integrado recentemente aprovado pelo CFC, entre outras ferramentas de adoção e monitoramento da sustentabilidade.

Todos nós, moramos numa mesma casa maior, o nosso planeta Terra. Devemos sempre nos lembrar que quando jogamos lixo fora, estamos jogando dentro da nossa casa maior. Não temos Planeta ‘B’. Sejamos CONTADORES do presente, atentos e dispostos a disseminar a responsabilidade social e a implementação dos ODS nas organizações contábeis e nas empresas as quais prestamos os nossos serviços.

Márcia Rosane Frey
Professora do Curso de Ciências Contábeis – Unisc

Deixe seu comentário