Vivemos na Terra, um planeta ainda em expiação. Uma das moradas de Deus. Se aqui estamos, muito temos a cumprir. Muitas superações, muitas trilhas a percorrer, levando conosco sempre a intenção de nos reformarmos intimamente, compreendendo melhor o mundo onde vivemos, entendendo que somos seres humanos repletos de defeitos e que esses precisam ser corrigidos.Tarefa difícil!
Uma lenda nos traz um ensinamento precioso. Havia uma jovem chinesa, Lin, que recém-casada foi morar com a sogra, a quem, segundo as antigas tradições chinesas, tinha que estar sempre a serviço, obedecendo-lhe em tudo. Não aguentando viver naquele ambiente insuportável por mais tempo, consultou um Mestre, que a orientou para, diariamente, colocar na comida da sogra um pouco das ervas medicinais que a ela forneceu, dizendo que pouco a pouco a envenenaria. Todavia, aconselhou-a, para que não houvesse suspeitas quando a sogra morresse, a tratá-la com amizade, não discutindo e ajudando-a a resolver os problemas. A jovem cumpriu a orientação do Mestre e, tempos depois, havia na casa um ambiente sereno, de respeito e amor. Então, ao Mestre retornou, pedindo ajuda para que o veneno não viesse a tirar a vida da sogra.
A dedicação e a amizade vivenciadas através da tolerância, da paciência e da atenção transformaram a jovem Lin: a tolerância, na aceitação da sogra como ela era; a paciência, ao ouvir o que pedia, amenizando com palavras carinhosas e compreensivas; a atenção, ao se fazer presente como uma companhia que tinha alegria no coração ao ajudá-la.
Ninguém é perfeito, por isso olhemos primeiro para nós mesmos e tentemos ser melhores a cada dia. Pra isso, estamos nesta morada, a Terra! Tomemos a lição do Mestre chinês: as ervas eram vitaminas para melhorar a saúde. O veneno estava nas atitudes de Lin que, com a prática do amor, provocou em si a sua transformação, o que chamamos de reforma íntima.
Assim é a rotina da vida terrena. Muito fácil apontar erros nos outros; criticar sem dó! Difícil é ver em cada irmão o seu lado bom. Para isso, lembremos dos ensinamentos de Jesus, aceitando com humildade nossos defeitos e caminhando em busca de mudanças em nós, melhorando-nos a cada dia, cultivando a humildade, o perdão e a caridade em nosso coração.
Regina Maria Teixeira Simões
Sociedade Espírita Missionários da Luz