Enfrentamento de crises, correção de rotas, busca de comparativos, estabelecimento de metas. Em todos os campos, a informação é fundamental. Com a divulgação da pesquisa sobre o Futuro do Trabalho, encerramos um ciclo de cinco seminários e quatro pesquisas qualitativas, que integram o RS Pós-Pandemia – projeto especial desenvolvido pela presidência da Assembleia Legislativa durante o ano de 2021.
Quando iniciou esta tarefa, em abril, a pandemia estava em sua segunda onda, mais pesada do que a primeira em alguns aspectos. A vacinação não era uma certeza, o decurso da doença também não era conhecido, e a insegurança abatia a todos. Diante deste cenário sentimos a necessidade urgente de procurar saídas para os problemas causados pela Covid-19.
Consultamos profissionais que pesquisam, que estudam e que analisam dados para entendermos o que era preciso fazer. E ouvimos, também, quem estava sentindo na pele a falência provocada pelo vírus. A partir daí, traçamos um objetivo: cruzar todas estas informações e começar a agir. O diagnóstico foi preciso em cada área. E as soluções, difíceis, mas não impossíveis.
Sabíamos que, depois que voltássemos ao normal, teríamos uma terra arrasada para reconstruir. Precisaríamos ter um planejamento para recuperarmos o ano letivo, os atendimentos médicos, os empregos perdidos. Como numa guerra, era necessário a união de todos para a reconstrução.
E assim fizemos: encaminhamos as informações recolhidas ao Executivo, elaboramos propostas de leis emergenciais, organizamos os poderes para auxiliar com recursos os setores mais castigados.
Terminamos o ano com a consciência não só do dever cumprido, mas de termos contribuído com informações científicas, com dados que possibilitam uma gestão pública baseada em evidências e que estão à disposição de todos, no site al.rs.gov.br/orspospandemia. Porque, em 2022, não teremos tempo de errar. A retomada terá que ser assertiva, estratégica e rápida, baseada em informações concretas e disponíveis a todos os setores da sociedade.
Gabriel Souza (MDB)
Presidente da Assembleia Legislativa