Querido irmão! Querida irmã!

Para colher é preciso plantar. Sabemos disso, mas nem sempre plantamos todas as sementes que temos. Segundo um artigo publicado na revista Science, uma semente de Tâmara com cerca de dois mil anos encontrada no deserto da Judéia, foi plantada por cientistas israelenses e germinou. Isso a tornaria a semente mais antiga do mundo a germinar de que se tem conhecimento. A mesma foi encontrada em escavações em 1963, na antiga fortaleza do rei Herodes, em Masada, perto do Mar Morto. A semente mais antiga a ser germinada antes dessa foi uma flor de lótus que tinha 1,3 mil anos de idade.

Gostei de ler essa informação. Ela nos lembra de que mesmo depois de muito tempo, uma semente guardada, aparentemente perdida, esquecida, ainda pode ser plantada. E não somente ser plantada, mais ainda, pode germinar. Uma minúscula semente pode gerar uma grande árvore. Mas uma semente guardada, por mais potencial que ela tenha, continuará sendo uma humilde semente.

Palavras são como sementes. Atitudes são como sementes. Projetos são como sementes. Para germinarem, sementes precisam ser plantadas. Se muito tempo você guarda alguma semente, plante-a. Plante todos os dias boas palavras, atitudes concretas, pensamentos de paz. Faça valer o que já nos ensina o conselho bíblico de Eclesiastes 11.6: “Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.” Por isso semeie com abundância. Se não plantarmos, também não iremos colher.

A oportunidade que temos para plantar é hoje. Plantamos com palavras e gestos. Plantamos com nosso exemplo. Plante o melhor que você puder, pois delas resultarão as flores e os frutos.

Se em nosso mundo estamos carentes de bons frutos, é porque estamos economizando ou deixando de plantar. Observe o que você tem colhido em sua casa, em seu casamento, na relação com os filhos e no trabalho. Os frutos estão intimamente ligados aquilo que você está plantando. Feliz é a pessoa que planta movido por uma fé pura e enraizada em Jesus Cristo e em tudo o que ele nos ensinou.

Aquilo que você plantar, isto você irá colher. Plante com abundância as boas sementes da fé. Plante com alegria e amor, na confiança de que Deus, no Seu tempo, irá fazê-las brotar. Plante mesmo se estiver triste. Porque também nestes momentos é possível plantar. Lembre-se do que disse o salmista: “Aqueles que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão.” (Salmos 126.5).

A título de reflexão deixo a você a pergunta: Você já plantou hoje? Ainda é tempo…
Um gracioso abraço.

PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE
Dia 29 – 14:00h: Mãos que servem.
Dia 30 – 19:00h: Encontro de Casais.
Dia 01 – 9:00h: Culto com Santa Ceia e Oração em Memória (com Culto Infantil)
Dia 03 (58 anos da Inauguração da Igreja da Ressurreição) – 14:30h: OASE-Roteiro; Atualização Teológica Sinodal de Ministros/as.
Dia 04 – Atualização Teológica Sinodal de Ministros/as.

P. Charles Werlich
Pastor da IECLB na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Montenegro

Deixe seu comentário