Uma afirmação atribuída ao poeta Vinícius de Moraes: “Deus sempre nos dá conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças, perdão em meio ao pecado e amor em meio ao ódio”. Você já se sentiu consolado em momentos difíceis? No texto lido o apostolo Paulo evidencia aos cristãos de Corinto que um dos frutos da misericórdia é a consolação de Deus.

As palavras escritas pelo apóstolo Paulo nos encontram exatamente num momento onde muitas pessoas estão sofrendo, se não por luto, pela privação de relacionamentos, pelo distanciamento social, desemprego, falta de comida e tantas outras situações. Paulo ressalta que no sofrimento (seja este ou qualquer outro que viermos a enfrentar) não devemos esquecer: Deus é o Pai de misericórdias e de toda consolação. “Toda consolação”, porque Deus pode consolar qualquer sofrimento. Não há algo tão doído que Deus não possa consolar. Podemos ter acesso a esta consolação misericordiosa na comunhão com Ele em sua Palavra. A Bíblia, embora já não valorizada por muitas pessoas, é um verdadeiro bálsamo, com passagens que apaziguam a alma e confortam em momentos difíceis.

Também por meio da oração podemos clamar por consolo e experimentar dele. Muitas pessoas em todas as gerações tiveram seu semblante mudado depois de uma experiência com a oração. Há pessoas que duvidam disso, já outras, nos momentos de fraqueza, relatam que não conseguem se conectar com Deus. Na Bíblia lemos que o próprio Espírito Santo intercede por nós enquanto oramos para que nos haja consolo. Isto afirma também o apóstolo Paulo aos cristãos em Roma: “Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor”. (Rm 8.26)

Mas também, outra face do consolo divino pode se manifestar através do próximo, numa palavra, num telefonema, num ombro amigo, no envio de um versículo, num hino. Nestes casos Deus manifesta sua consolação através da pessoa próxima que se dirige a você, ou também, de por meio de você em direção a outra pessoa. Ao experimentamos do consolo de Deus, somos por Ele fortalecidos, ao mesmo tempo que Ele nos capacita com sabedoria para consolar. Você já experimentou do consolo de Deus por meio de alguém?

Pergunto ainda: Você já consolou alguém? A importância de uma vida de fé é fundamental para isso. Lembro-me de uma pessoa foi consolar uma mãe enlutada pelo filho falecido pelo câncer.A pessoa relatou que saiu de lá mais consolada e fortalecida a partir do testemunho de fé daquela mãe. Há coisas que não podemos entender, inclusive numa situação dessas: a mãe enlutada consola quem a veio consolar. Mas aqui está a ação do Espírito Santo, do qual Jesus chama de Consolador. Uma ação que não pode ser explicada por palavras, mas nos consola e nos move a consolar. Lembre-se: também por meio de você Ele pode agir.

Após ler essa mensagem, convido você a pensar nas pessoas próximas, que tem conhecimento que estão sofrendo e ver alguma forma de estender o consolo a elas. Seja com palavras, uma oração… Se você não sabe o que dizer, envie um versículo bíblico que fale da consolação do Senhor, ou mesmo grave um áudio seu cantando um hino, ou compartilhe um vídeo pronto. Na internet temos isso à disposição… Mas cuide com palavras de consolo barato, com mensagens religiosas que desvirtuam o centro da nossa fé cristã. Leia elas antes, assista antes. Envie algo que realmente possa ser instrumento de consolo diante da situação.

Deus é a fonte da verdadeira consolação. Preciosas foram as palavras de Cristo: “Não se turbe o vosso coração, credes no Pai, credes também em mim” (Jo 14.1). A fé neste Deus consolador apazigua a alma e consola. Vinícius Moraes estava certo: “Deus sempre nos dá conforto em meio à tristeza, paz em meio à tempestade, estabilidade em meio às mudanças”. Na infância, quando se machucava, você certamente corria ao colo de algum adulto buscando cuidado. Pois, busque ao Senhor! Experimente do “colo de Deus”. Ao experimentar do consolo de Deus, se sentirá fortalecido e chamado a consolar. Olhe ao teu redor! Há muitas pessoas que precisam disso neste momento. Seja um instrumento nas mãos de Deus.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:Culto nestedomingoàs 9h30, presencial com capacidade para 40 pessoas. Inscrição até hoje às 16h na secretaria. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook: Luterana Montenegro.Traga na secretaria sua doação alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.

Deixe seu comentário