Eu sou o Senhor, seu Deus. Você não deve ter outros deuses além de mim.
No primeiro Mandamento Deus exige exclusividade: “Você não deve ter outros deuses além de mim”. Desde o início do relacionamento com seu povo, Deus deixa claro a seu povo que devem cultuar somente a Ele. Outros povos possuíam outras crenças, outros deuses criados pela crendice humana, faziam altares, estátuas, objetos.
Deus exige exclusividade, não no sentido de competir com outros deuses verdadeiros, mas no sentido de que todos os deuses humanos, suas estátuas, altares e objetos são falsos. Somente Ele é o Criador e Senhor do universo, somente Ele é sagrado, somente Ele é o Deus verdadeiro, real.
Ainda hoje, muitas são as propostas de religião espalhadas por aí. Às vezes parece até que a religiosidade virou pacote de roteiro turístico, pois existem pessoas que passam por diversas religiões não cristãs, experimentando de tudo, invocando e cultuando falsos deuses.
No entanto, a transgressão ao primeiro Mandamento não se limita apenas no aspecto da religiosidade. Martin Lutero afirma: “Aquilo a que te prendes fortemente o coração, este é o teu deus”. Aqui passamos a entender que a exclusividade que Deus reivindica está diretamente voltada ao coração, ou seja, a pessoa como um todo. Portanto, se nosso coração não tem mais lugar para Deus, então há outro ou outros deuses que o ocupam.
Podemos entender melhor isso quando, por exemplo, nos apegamos fortemente a coisas, objetos, cultura, time de futebol, pessoas (vivas ou mortas), artistas, cantores… As pessoas que tem a velocidade ou determinado tipo de música como o centro de sua vida e coração. Mas o deus campeão é o “deus mamon”, o dinheiro. Hoje em dia as pessoas querem cada vez mais dinheiro e para conquistá-lo, sacrificam tempo e relacionamento com família, amigos, até mesmo com Deus.
A expressão “Você não deve ter outros deuses além de mim” nos chama a uma profunda introspecção, um profundo olhar para dentro de nós. Nos faz refletir sobre o que mais tenho me apegado e de que forma isso tem sido um empecilho no relacionamento com o próximo e sobretudo com Deus. Até que ponto deixa Deus de lado por causa das coisas e prazeres desde mundo? Tenho tido comunhão com Deus? O Senhor tem sido o centro do meu coração, da minha vida? Volte o seu coração, a sua vida ao Senhor, o seu verdadeiro Deus!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Domingo, dia 27/01/2019, às 9:00 horas, 3º Domingo após Epifania, Culto com a Bênção aos Enlutados.
-Abertas inscrições para Ensino Confirmatório, nascidos no ano de 2007. Pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da Comunidade, com a certidão de Batismo do(a) filho(a).
-Inscrições abertas para Coro Infantil. Crianças de 6 a 11 anos de idade. Mais informações, junto à secretaria da Comunidade Evangélica.
-Este ano os sinos do templo da ressurreição só tocam meia hora antes dos cultos, e todos os dias às 12h e 18h.
-O horário de expediente da secretaria é de segunda à sexta-feira das 8h às 12h, das 13h30 às 17h30.
-A Comunidade solicita aos membros que, antes de convidarem padrinhos e madrinhas para Batismo ou antes de marcarem serviços para casamento, façam contato com a secretaria para as devidas orientações de acordo com os nossos regulamentos.
– Pedimos aos membros da Comunidade que atualizem seu endereço e contato junto a Secretaria da Comunidade.

Deixe seu comentário