O apóstolo Tiago, no final de sua carta (5.13-16) ressalta a importância da oração. Enfatizo o v.13: “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores”.
Orar por quem sofre! Somos chamados a ser compreensíveis, sensíveis, misericordiosos ao ponto de enxergar a miséria pela qual enfrenta o coração alheio em determinada situação. Uma coisa é certa: Deus pode transformar derrotas em vitórias, problemas de hoje em soluções no amanhã, Deus pode restaurar o que está destroçado, resgatar o que está perdido.
Talvez você já tenha experimentado orar por determinada causa e ser atendido. Mas talvez você me questione: Orei e não adiantou nada! Meu sofrimento não sessou. Em primeiro lugar, retomemos o ensino de Jesus na oração do Pai nosso em aceitar a vontade de Deus: “seja feita a tua vontade”.Precisamos ser maduros na fé para compreender e aceitar que nem sempre a vontade de Deus é igual a nossa vontade, ou, nem sempre a nossa vontade representa a vontade de Deus.
Pode ser que a vontade de Deus não seja que saiamos do problema, mas seja exatamente que passemos por ele, ao mesmo tempo que Deus faz dele um instrumento de seu agir em nossa vida. Por meio de um problema, ou mesmo sofrimento, Deus pode nos ensinar, moldar e transformar, desde pensamentos, palavras, sentimentos, formas de enxergar o mundo, jeito de agir…
Tiago lembra: assim como tem pessoas sofrendo, há também pessoas alegres, estas realidades se mesclam. “Está alguém alegre? Cante louvores” ensina o apóstolo. Muitas pessoas oram apenas em momentos de sofrimento, desespero e dor, para clamar, interceder, pedir algo. Não é errado, orar por isso. Mas Tiago também nos mostra a realidade da gratidão.
Após a oração atendida você agradece a Deus? Ou, dentro da visão egoísta, Deus não fez nada mais que obrigação em te atender? O louvor é fruto de um coração grato a Deus, que reconhece o agir de Deus e se dispõe a louvá-lo e agradecê-lo, seja na alegria ou na tristeza, realidades opostas, mas presentes na vida do ser humano.
A oração é enfatizada por Tiago, por ser a vida de oração uma vida de intimidade, comunhão e experiência com Deus.Você tem o hábito da oração diária em sua vida? Se ainda não, agora é um bom momento para iniciar. Que Deus te abençoe e te faça experimentar de sua presença. Amém.
Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultosao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:
Até 31 de maio, continuam suspensas todas as atividades da nossa Igreja. Atendimentos e contribuições na secretaria podem ser feitos de segunda à sexta, das 13h30 às 17h30, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição estão badalando diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Estamos arrecadando alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para auxiliar pessoas com necessidades. Contribua, traga sua doação na secretaria paroquial, rua Fernando Ferrari, 1304, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h.

Deixe seu comentário