Em nossa vida, desde pequenos, lhe damos com ganhos e perdas. Quando crianças ganhamos um novo brinquedo, mas temos que nos desfazer daquele que é mais velho ou danificado; ganhamos um jogo ou uma competição saudável entre colegas, outras vezes perdemos; ganhamos um animal de estimação e após anos de apego, temos que nos despedir deste; ganhamos novos amigos e outros ficam para trás; ganhamos um filho, sobrinho ou primo, perdemos avô/avó, pai/mãe, tios/as… Ganhamos chances e também as perdemos; ganha-se dinheiro, perde-se dinheiro; adquirimos bens, perdemos bens; conquistamos o amor de nossa vida, mas um dia, esta pessoa não estará mais conosco. Quantos pais/mães comemoram e festejam a chegada de um filho/a e prantearam pela morte precoce deste/a… Você e eu temos que lhe dar com isso todos os dias. Qual foi o ganho e a perda mais considerável durante tua vida? Pensa! Quem sabe na tua vida, uma perda teve como consequência um ganho, ou o inverso, um ganho teve como consequência uma perda.
Jesus diante de seguidores e dos discípulos fala sobre ganhos e uma perda significativa. Ele faz a intrigante pergunta: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?”Aqui Jesus compara a importância, ao olhar humano, de ganhar o mundo inteiro e a perda da vida verdadeira, que é a vida em Cristo já neste nosso tempo e sua concretização na vida eterna. Quando Jesus em João 14.6 se coloca como único caminho, verdade e vida, ensina que somente podemos desfrutar da vida verdadeira através dEle, ou seja, por Cristo, com Cristo e em Cristo. Estar em Cristo é mais do que ter teu nome numa certidão de Batismo, Confirmação ou no registro de membros duma Igreja, mas implica em três realidades:
1. Viver na realidade do Senhor: Eu não posso ser e agir como cristão apenas domingo na Igreja e durante a semana ser diferente; 2. Permanecer no Senhor: significa permanecer na sua vontade e no seu ensino. Estes precisam orientar a tua vida; 3. Desfrutar da Comunhão do Senhor: significa experimentá-lo, reconhecer seus benefícios e partilhá-los no testemunho em palavras e ações de amor, a Deus e ao próximo. Por isso Jesus afirma que quem quer ser seu seguidor tem que esquecer seus próprios interesses, mas olhar para Deus e ao próximo. Isso é colocar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33). Quem agir assim herdará a vida verdadeira, mas quem pensa apenas nos seus próprios interesses e os põe em primeiro lugar não terá a possibilidade desta vida verdadeira.
E Jesus ainda afirma: “Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida”. Dinheiro, bens, sabedoria ou posição social, nada disso poderá nos conquistar a vida verdadeira. Ganhamos a vida de presente, ganhamos a graça de Deus que justifica e salva, ganhamos a Palavra de Deus que ensina. Agora, se desperdiçarmos, perdermos, será tarde, não haverá mais como voltar a trás. Por tanto, mensagem de Deus para você hoje é: Não perca a vida verdadeira! Não desperdice esta chance! Reflita nisso! Mas, e tudo o que eu conquistei ao longo da vida, tudo o que eu possuo? Isso ficará! Roupas e calçados serão doados. Móveis e bens distribuídos ou vendidos. Coisas que você mais se apegou e valorizou em vida, para os teus familiares talvez não tenha significado e valor algum. Bens e conquistas depreciarão pela falta de cuidado e interesse das pessoas, ou mesmo poderão ser mal administrados e perdidos e com o tempo desaparecerão. Nada disso você poderá levar junto!
Então valorize e fique com aquilo que é eterno, mais precioso e que hoje você tem a tua disposição. Cuide para não perder o principal! Isto está à tua disposição e, embora Deus lhe ofereça por graça, custou muito caro para Ele. Não desperdice a vida verdadeira! Amém.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Venha e participe dos cultos presenciais, domingos às 10h. Neste domingo, 22.11, o culto do Dom. Cristo Rei, será transmitido online, às 10h.
Demais informações, bem como atendimentos e contribuições na secretaria às segundas-feiras das 13h30min às 17h30min e de terça à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção. Campanha de fraldas tamanho RN organizada por nosso Grupo Diaconal Mãos que Servem.
Traga mantimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para cestas básicas que serão doadas.

Deixe seu comentário