Encontramos neste texto uma queixa do Senhor. Ele sempre foi fiel, mas o povo sempre foi infiel. Aqui Deus está plantando uma vinha para que possa colher boas uvas. Ele trabalha duro, cuida da terra, planta a vinha, aduba, protege dos animais e insetos que a possam comê-la. Ele quer produzir com elas um bom vinho, pois até já providenciou um tanque para esmagar as uvas. Então a vinha produziu frutos e Deus vai nela colhê-los e se depara com uvas azedas e se frustra. Que decepção! Todo trabalho foi em vão!
A vinha que Deus plantou para ser boa, tornou-se uma vinha ruim. Você já passou por situação assim? De fazer o melhor que podia por alguém e se frustrou com o resultado? Deus amou seu povomais do que as outras nações, o tirou do Egito, cuidou até se tornar uma nação forte e grande, plantou com todo amor, carinho e dedicação. Deus esperava que obedecessem sua lei, no lugar cometeram crimes de morte. Esperava que fizessem o que é direito, mas suas transgressões geraram cada vez mais vítimas gritando por socorro.
Este texto nos chama a refletir enquanto povo da nova aliança. Cristãos tem sido fieis ou infiéis?Percebo cada vez mais pessoas cristãs apegando-se à idolatria, ensinos, ritos e crenças populares que desmerecem o amor de Deus levado até às últimas consequências com a morte de Cristo na cruz; ou pipocando de religião em religião para ouvir o que querem ou o que gostam, palavras que massageiam seu ego, promessas falsas e ilusóriasque se distanciam da verdadeira proposta do Senhor; firmando sua fé na barganha com Deus onde quanto mais eu faço ou pago, mais Deus se agrada de mim, me perdoa, cura, abençoa e faz prosperar.
Isso desmerece o preço que Deus pagou por nós com a vida de seu único Filho, entregando-o ao sofrimento, humilhação e morte em nosso lugar, para que nEle fossemos um. Isso é a graça de Deus! O que você faz com esta graça? Está decepcionando o Senhor? És uva azeda ao em vez de uva doce?O apóstolo Pedro afirma que somos “raça escolhida, sacerdotes do Rei, nação completamente dedicada a Deus, povo que pertence a ele. […] escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus” (1Pe 2.9-10).Você tem consciência disso? Você assume coerentemente esta fé? Ser cristão é assumir esta fé por completo e não em partes! É firmar-se no ensino e na vontade de Deus, não em ensino e vontade humana.
Mesmo Deus tendo anunciado que a videira estaria perdida, em Cristo Ele novamente olha para a vinha e a restaura, Deus replanta sua vinha. Desta vez ela não é plantada a partir de pessoas, mas a partir de Jesus, que se torna a videira verdadeira. Por isso Ele mesmo diz (Jo 15): “Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor”. […] “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”. Perceba: “Quem está unido comigo”.É importante que você assuma o compromisso de estar sempre com Ele. Estar no Senhor não significa apenas uma certidão de Batismo, de Confirmação ou Profissão de Fé (isso é apenas um pedaço de papel), mas é colocá-lo em primeiro lugar na vida; reconhecer que somente Ele deve ser adorado, buscado e crido; ter uma vida de fé, de oração, leitura da bíblia, servir e amar ao próximo como ama e serve a Deus e a si mesmo.
Não basta apenas fazer parte da Igreja, você precisa estar em Jesus, pois sem Ele você não pode produzir os frutos do Espírito. Esteja em Cristo e seja um fruto doce e agradável! E o dono da videira cuidará com muito amor de você e fará de você algo novo e especial, um bom vinho como cor, aroma e sabor. Neste tempo de pandemia e isolamento social, acompanhe nossos cultos ao vivo, sempre aos domingos às 10h no Facebook: Ieclb Montenegro Ieclb. Também estará disponível no YouTube, Luterana Montenegro – Culto Evangélico Luterano, domingo à tarde. Deus abençoe tua vida!
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:
Participe dos cultos presenciais. Informações e inscrições, bem como atendimentos e contribuições na secretaria de segunda à sexta, das 13h30min às 17h30min, respeitando orientações de prevenção.
Os sinos da Igreja da Ressurreição badalam diariamente também às 7h e 19h, convidando as pessoas para, de onde estão, orarem numa grande corrente de clamor pelo mundo.
Traga sua doação de mantimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para cestas básicas.

Deixe seu comentário