A Reforma luterana enfatiza três aspectos: a FÉ, a EDUCAÇÃO e a SAÚDE. Com a FÉ, vivenciada na oração, leitura e pregação da Palavra de Deus, participação nos Sacramentos, experimentamos comunhão com Deus e o próximo.Com a EDUCAÇÃO aprendemos o conhecimento para a vida, tanto a terrena, inserida em uma sociedade, como, sobretudo para a vida eterna, pois é a nossa fé que nos garante a salvação.Com o cuidado com a SAÚDE, observamos não apenas a saúde física, mas também espiritual, social e emocional. O olhar diaconal nos leva a nos aproximar das fragilidades alheias, curar dores e feridas.
É a partir da FÉ que nos preocupamos com EDUCAÇÃO e SAÚDE. Assim, muitas Comunidades da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil além de possuir o templo (casa de oração), possuem uma escola ou um hospital. Ao longo da história de quase 200 anos do luteranismo no Brasil, muitas escolas e hospitais foram deixando de existir por inúmeros fatores. Em Montenegro tem sido diferente. A estrutura: Igreja, escola e hospital continua firme, de pé.
Esta tradição nos vem da ênfase do Reformador Martim Lutero voltada a compreensão do ser humano em sua integralidade. Apegado a 1Tessalonicenses 5.23, onde está escrito: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida de nosso Senhor Jesus Cristo.”, Lutero ensina que corpo, alma e espírito, embora diferentes, constituem o todo do ser humano. Por tanto, todo servir cristão também se direciona a pessoa em sua integridade. Nascemos, vivemos, iremos morrer e ressuscitar integralmente em corpo, alma e espírito. Por isso o cuidado com a fé, com a educação (o saber) e a saúde, buscam abranger o todo do ser humano. Neste sentido, o valor e o cuidado com a educação e saúde são também uma questão de FÉ.
Na compreensão luterana, a partir da FÉ, a EDUCAÇÃO e a SAÚDE são obras que caracterizam o amor e o serviço ao próximo, do cuidado para com o ser humano integral, frutos do relacionamento com Deus.Esta é uma vocação cristã! Fé e amor perfazem a natureza da pessoa cristã de acordo com o reformador. “A fé recebe, o amor, dá. A fé leva a pessoa a Deus, o amor, a aproxima das demais. Através da fé eu aceito os benefícios de Deus e através do amor, eu benefício meus semelhantes”.Lutero também afirmou: “Ao lado de cada Igreja, uma escola”. No ano de 1527, quando a Peste Negra, volta a aparecer na Alemanha, Lutero passou acolher doentes em sua casa – o antigo mosteiro agostiniano, transformando-a num hospital.E em uma de suas cartas, não limitou o cuidado dos doentes aos profissionais de saúde, mas desafia os cristãos a ver oportunidade de cuidar de doentes como se cuidassem do próprio Cristo (Mt 25). Com isso ele tanto aborda importância de honrar a santidade da própria vida quanto honrar a santidade dos necessitados. Servi-los, a exemplo do Bom Samaritano.
Em Montenegro o Colégio Sinodal Progresso e o Hospital Montenegro, são frutos da fé que nos ensina a amar ao próximo como a nós mesmos.Ambos são filhos desta Comunidade de fé, que agora, como “adultos” são independentes, caminham com suas próprias pernas…Colégio e hospital não são mais um departamento de nossa Comunidade, Sínodo ou Sede Nacional, pois por questões de lei, tanto o CSP como o HM tem mantenedores diferentes com CNPJ próprio.Do CSP a Fundação Isaec e do HM a Associação OASE. Mas ambos possuem vínculo histórico e confessional.Continuam cada um com seu proprium: servir a Deus a partir do bem-estar alheio, em prol da vida e da dignidade, conferidas por Deus.
Muito foi o esforço, dedicação, preocupação, noites sem dormir de tantas pessoas que lutaram para a edificação e manutenção destas duas instituições. Isso não pode ser esquecido! Fruto de uma fé firmada desde o início no ensino de Jesus (Jo 13.35): “Amem uns aos outros. Assim como eu vos amei”. […] “Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”.P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana:O culto deste domingo 28.02 será apenas online às 9h30.Enquanto permanecer a bandeira preta, todas as demais atividades presenciais estão canceladas. Pedimos aos membros que atualizem seus telefones de contato no cadastro de nossa secretaria. Continuamos com arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza para atender famílias que carecem de apoio. Traga na secretaria sua doação. Deus abençoe dádivas e doadores!

Deixe seu comentário