Neste Evangelho encontramos duas parábolas de Jesus que ilustram o Reino de Deus. Você já tirou alguns minutos para refletir sobre este assunto? O que representa o Reino de Deus para você?As ilustrações nas parábolas são a partir de sementes e nos ensinam que o Reino de Deus cresce e acontece de duas maneiras: 1) No tempo de Deus – não no nosso tempo. Isso contraria o “imediatismo” da atualidade. O tempo de Deus é diferente do tempo humano.2) Acontece quando menos esperamos: quer estejamos atentos ou não, acordados ou dormindo, ali Deus faz acontecer e crescer o seu Reino. Por isso, o evangelho chegou até aqui e nos alcança após séculos, gerações.O Reino de Deus se iniciou com a vinda de Cristo. Já vivemos em parte este Reino aqui, a partir da boa nova, mas não ainda por completo. Sua concretização se dará com a volta de Cristo e a vida eterna.
Voltando às sementes, estas só cumprem sua função quando lançadas na terra. As sementes do Reino de Deus, presentes em sua palavra, precisam ser lançadas à Terra, que aqui representa o mundo e o coração humano.Se o teu coração for uma terra boa, ou seja, que acolhe a palavra de Deus e busca viver de acordo com ela, as sementes crescerão e produzirão. Jesus mesmo afirma isso versículos antes ao explicar a parábola do semeador. De acordo com o Senhor, haverá a colheita, em que Deus colherá os frutos das sementes que plantou.
Continuando no evangelho, Jesus continua seu ensino comparando o Reino de Deus à semente de mostarda, que não é a menor das sementes que existe. Mas, para a Palestina daquela época, era considerada pelos judeus como menor de todas. Embora a semente de mostarda produza uma hortaliça, se deixada crescer ela se torna uma árvore frondosa de até 4m de altura que pode abrigar ninhos de pássaros entre seus galhos e também pessoas à sua sobra. Esta comparação ensina que o Reino de Deus começa com pequenos princípios que vão crescendo, envolvendo e acolhendo muita gente…Quem sabe aqui Jesus já se referia aos povos estrangeiros que mais tarde seriam agregados a graça de Deus, já que até então eram rejeitados pelo povo judeu no tocante à aliança e a salvação.
A imagem do grão de mostarda, se transformando em frondosa árvore nos convida à perseverança. Mesmo que a palavra de Deus pareça tão pequena e frágil, ela aponta para algo muito maior e sublime – a eternidade. Jesus aqui ensina a perseverar, esperançar e confiar (ter fé) como motivação para lançar as sementes do Reino de Deus, mesmo diante de tantas outras sementes ruins lançadas no coração humano mundo à fora. Então cabe a você e eu, continuarmos lançando sementes de Deus, em palavras e ações, por mais pequenas que humanamente pareçam. A árvore frondosa, significa que quando Jesus voltar e as pessoas de todas as nações estiverem debaixo de sua sombra, Ele há de concretizar seu Reino em plenitude, haverá o novo céu e a nova terra onde habitará a justiça.
O que podemos aprender sobre o Reino de Deus? É o domínio de Deus sobre a humanidade e execução de seu plano de redenção em Cristo. Este domínio e atuação podem parecer imperceptíveis aos olhos humanos, mas são perceptíveis aos olhos da fé. O Reino de Deus pode lhe parecer pequeno, como que inexistente, comparado a correntes e tendências humanistas, materialistas e imediatistas que influenciam e dominam o mundo moderno. Mas a verdade é que este Reino há de se concretizar, assim como a profecia do nascimento do Messias se cumpriu. E assim como a ressurreição venceu a morte, esta promessa do Senhor também se cumprirá.
Não desanime, mesmo diante das dificuldades que sempre de novo surgirão, seja em nosso trabalho em prol do Reino de Deus, em nossa vida e sua estrutura, seja ela física, familiar, profissional ou emocional.Deus está agindo sobre os que lhe abrem o coração, transformando vidas, conceitos, visões, palavras, atitudes, sentimentos. O que hoje lhe parece minúsculo, há de se tornar maior do que você imagina. Amém. Amém.
P. Marcio S. da Costa
Avisos da semana: Culto neste domingo às 9h30, presencial com capacidade para 40 pessoas. Inscrição até hoje às 16h na secretaria. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook: Luterana Montenegro.Traga na secretaria sua doação alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza.