Pablo, aluno do Ensino Confirmatório, perguntou ao Pastor após o culto de Páscoa: Por que me alegrar se meu avô faleceu faz um mês? O que a Páscoa tem a ver com isso? Nada! Meu avô não voltou a viver hoje…Quantas outras dores, marcas e sinais de morte, tristeza, perda da dignidade humana e desesperança poderíamos citar neste momento! Talvez você também se pergunte: ainda faz sentido comemorar a Páscoa? No evangelho, três mulheres vivenciavam à sombra do vale da morte, estavam abaladas, tristes, sem esperança e sentido na vida após a morte brutal de Jesus. Mas foram duplamente surpreendidas quando chegam à sepultura: primeiro, ao encontrar a pedra que a fechava removida. Depois com a notícia: “Sei que vocês estão procurando Jesus” […] “ele não está aqui, pois já foi ressuscitado”.

Então o anjo as ordena irem contar a Pedro e aos outros discípulos. Todos estavam desolados, profundamente tristes com tudo que viram momentos atrás. Mas Pedro, de forma especial, estava mais despedaçado por dentro. Antes de tudo acontecer Pedro estava firme e confiante, prometeu a Jesus: “Mesmo que eu tenha que morrer com você, eu nunca lhe negarei” e horas depois negou Jesus por três vezes. Como parar as lágrimas? Como desfazer o mal cometido? Jesus está morto! O que Pedro faz com sua culpa? Mas vem a notícia: “Agora vão e dêem este recado a Pedro e aos outros discípulos: Ele vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo”. Isso dá conforto e esperança a Pedro, pois sinaliza que ele ainda é amado. A mensagem da sepultura vazia traz consigo perdão, restauração, ressurreição.

Assim como com Pedro, Deus não deseja que os pecados do passado ou nossa falta de lealdade e amor a Ele nos mantenham distantes dEle. Mesmo que as lágrimas que choramos ou boas intenções que oferecemos não transponham o abismo do pecado entre nós e Jesus, com a ressurreição, nos vem a mensagem da boa nova: Jesus transpõe este abismo! Estas perturbado por pecados cometidos? Seu coração sofre e nada pode desfazer o erro ou fracasso do passado? Escreva teu nome ao lado do de Pedro, pois a mensagem do anjo também é para você e para mim. A mensagem da sepultura vazia é sobre um Senhor que vem ao encontro de cada necessidade nossa. O Senhor está vivo e quer ver a você e a mim!

Um dia prometemos a Deus fidelidade, amor e vida consagrada a Ele, com nossa presença ativa em sua Igreja, com orações, ofertas, uso de nossos dons e tempo. Prometemos ser fiéis a Jesus até a morte e jamais abandoná-lo. Mas, como Pedro, também podemos negar Jesus com pensamentos, palavras e ações; quando não testemunhamos que cremos e andamos com Cristo em nosso coração e nossa vida. Jesus que está vivo, quer nos fazer entender que nossa vida é muito mais do que os poucos anos que passamos neste mundo. Ela tem à disposição um único caminho que leva à eternidade e a vida em plenitude, que é Ele mesmo.

Deus ressurgiu Cristo para mostrar ao mundo inteiro que todas pessoas ligadas a Ele por meio da fé, haverão de vencer a morte com Ele.Pablo questionou: O que a Páscoa tem a ver com a morte de meu avô? Você questiona: O que a Páscoa tem a ver com a morte das pessoas que amo? O que ela representa diante de tantos sinais de morte? O que ela tem a ver com a pessoa daquela doença incurável? O que celebrar diante de tanta dor e desesperança, dum mundo cada vez pior? Para os discípulos e Maria, mãe de Jesus, tudo acabou! A morte venceu! Mas a vitória de Cristo sobre a morte ressuscitou neles a fé, confiança, coragem, esperança e os empoderou para erguer a cabeça e seguir em frente.

A mensagem da Páscoa em meio à dor e desesperança daquelas pessoas continua sendo a mesma para nós hoje. Diante das aflições e dores, lembramos as palavras do apóstolo Paulo (1Co15.19-20):“Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que todos os que estão mortos também serão ressuscitados”. Aqui temos a resposta as perguntas anteriores: Sim, vale a pena crer na Páscoa e celebrá-la! Acredite: em Cristo seremos mais que vencedores e com Ele, a morte não dará a palavra final, estaremos juntos na eternidade. Que o Espírito Santo mantenha você firme nesta fé! Amém.

P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana:Durante a pandemia, cultos domingos às 9h30, com transmissão pelo Facebook: Luterana Montenegro. Continuamos com arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza. Traga na secretaria sua doação, atualize seu telefone. Deus abençoe dádivas e doadores!

Deixe seu comentário