“Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa pelos nossos irmãos. Se alguém é rico e vê seu irmão passando necessidade, mas fecha seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus? Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações”. (Apóstolo João)

O que estas palavras representam para você? A partir do exemplo de autodoação de Cristo, por amor à humanidade, o apóstolo João escreve que também nós, pessoas cristãs, devemos nos doar por nosso semelhante. Doar a vida aqui, engloba doar tempo, dons, recursos, em humildade, por amor ao próximo. Isso significa que quem conhece e ama a Deus, sabe que precisa amar seu semelhante. O apóstolo João afirma de forma radical que quem não ama a seu próximo, não ama a Deus. Por tanto, amar não é uma opção para nós cristãos, é um mandamento. Se somos cristãos, não tem como não amar.

O reformador da Igreja, Martim Lutero, afirma que a fé e o amor sempre andam juntos: “Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé me aproxima de Deus, o amor me aproxima das demais pessoas. Através da fé eu recebo os benefícios de Deus e através do amor eu beneficio os meus semelhantes”.Olhar para o próximo a partir dos olhos da fé em Cristo, nos leva a uma prática de vida diferenciada. Quem crê em Cristo ama a Deus e, como todas as pessoas são imagem e semelhança dEle, não podem ser indiferentes e omissos.Precisamos amar nosso próximo com ações concretas. Amar ao nosso próximo não significa apenas amar os membros da família, os nossos irmãos e irmãs na fé,nossos vizinhos, amigos e colegas de trabalho e lazer, mas sobretudo, amar também as pessoas desconhecidas. Toda vez que fazemos o bem a alguém, essa pessoa conhece e experimenta o amor de Cristo através de nós.

Semana passada, o programa Repórter Record Investigação, exibido em 22.04, mostrou as pessoas que vivem em lixões e dependem do que catam nele para comer e sobreviver. Se você procurar no YouTube, mesmo que não encontre a referida reportagem, há muitas outras neste sentido. Uma tristeza só! Se imagine no lugar daquelas pessoas. Na reportagem também foram apresentados dados que a pobreza triplicou no Brasil após o início da pandemia. Aqui em Montenegro e região, também existem pessoas que estão vivendo em pobreza, passando fome. Daqui há algumas semanas o frio virá e elas sofrerão ainda mais.

Estimados irmãos e irmãs em Cristo! Deus é o Deus do amor e do cuidado. Por meio destas palavras do apóstolo João, mais uma vez somos lembrados que crer é também viver o amor de Cristo, é amar e fazer o bem sem olhar para quem. Que ama a Deus, ama e cuida daqueles/as que são sua imagem e semelhança. O modo de vida da Igreja primitiva, relatado no livro de Atos dos Apóstolos cap. 4, continua sendo exemplo vivo: ser cristão é dar de si, é tratar bem, é servir, cuidar, partilhar e fazer o bem. Como frutos da verdadeira fé, somos pessoas chamadas a ter compaixão, ser solidários e ajudar, compartilhar o que somos e temos, especialmente quando o outro está passando por alguma situação de necessidade e temos condições de ajudar, mesmo que seja com pouco.

Logo pensamos em recursos, mas não esqueçamos que a necessidade alheia não se limita apenas a isso, também pode ser física, emocional, espiritual. Convido a lembrarmos o ensino de outro apóstolo, Paulo, que escreve em sua carta à Timóteo, capítulo 6, vers. 18: “pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir”. É isso que Deus quer e ensina: um AMOR SEM FRONTEIRAS, quer dizer: sem barreiras, sem julgamentos, sem distinção. Deus nos convida a aprender de sua Palavra (teoria) e espera que a pratiquemos (ação). Que esseseja o meu e o teu testemunho, para honra e glória de Deus, para o bem das pessoas e a melhora das suas condições de vida.
P. Marcio S. da Costa

Avisos da semana: Durante a pandemia, cultos domingos às 9h30, com transmissão pelo Facebook: Luterana Montenegro.Continuamos com arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza. Traga na secretaria sua doação, atualize seu telefone. Deus abençoe dádivas e doadores!

Deixe seu comentário