Ao observar todos os Mandamentos de Deus, o 4. Mandamento se difere dos demais mandamentos do Decálogo. Deus, ao dar este mandamento, também adicionou uma promessa específica: “para que você viva muito tempo na terra”.
Isso lemos em Deuteronômio 5.16: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”.Aqui vemos, aliás, uma dupla promessa de Deus: Honra a teu pai e a tua mãe… para que se prolonguem os teus dias [promessa 1], e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor [promessa 2].
Jesus resumiu no Evangelho de Marcos, capítulo 7, tanto o mandamento e o que, de acordo com este mandamento, aconteceria se não guardar: “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.”
Na parábola do “filho pródigo”, o filho desonra ao pai. Ao lhe pedir a herança, nada mais faz do que declarar que para ele, seu pai estava morto. Não se importava com ele, apenas com a parte que lhe era de direito na herança. O jovem sai de casa e corre o mundo sem se preocupar com os ensinamentos do pai. A consequência disso já conhecemos, é desastrosa!
No mundo, os passos do rapaz o conduzem rumo à morte. Chegou ao fundo do poço, a chiqueiro de porcos, brigando com eles pela lavagem para comer. O filho chega à conclusão que se continuasse assim, morreria. Reconhece o amor de seu pai, se arrepende e volta para a casa, para servir ao pai como escravo, pois já não se via mais com dignidade diante do mesmo. O pai o recebe de volta e lhe restaura a dignidade de filho.
Esta parábola nos ensinaduas verdades: 1. Ingratidão a nosso pai/mãe na terra; 2. Ingratidão ao nosso pai no céu, pois o Pai na parábola significa Deus e a casa, o Reino dos céus. Ambas as atitudes conduzem à infelicidade e à morte. Por tanto, valorize e honre a Deus, o “Pai celeste” e a seu pai, sua mãe nesta vida!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB

Avisos da semana:
– Hoje, dia 12/04, 19h30min – Encontro de Adolescentes;
– Sábado dia 13/04, das 10h-12h Ensaio Coral Infantil, 13h30-15h30 Ensaio Música, 17h,
diálogopré-batismal;
– Domingo de Ramos, dia 14/04, Culto com Sacramento de Batismo
-Terça, dia 16/04, às14h30min, OASE Trabalhos Manuais, 17h reunião da diretoria da AOSE;
– Quarta-feira, dia 17/04, 19h, Encontro da LELUT.
– Quinta-feira Santa, dia 18/04, 9h, Mensagem CSP, 14h Mensagem CSP, 19h30min, Culto com instituição da Santa Ceia;
– Sexta-feira Santa, dia 19/04, 19h, Culto da Paixão;
– Domingo de Páscoa, 21/04, às 9h Culto Festivo Pascoa e Bênção aos aniversariantes do mês.

Deixe seu comentário