Honre o seu pai e a
sua mãe para que você
viva muito tempo na terra

O 4º Mandamento faz parte da segunda tábua do decálogo. A primeira tábua da Lei, continha os mandamentos para o povo em relação ao seu relacionamento com Deus. São eles: 1. Eu sou o Senhor, seu Deus. Não tenha outros deuses além de mim. 2. Não abuse do nome do Senhor, seu Deus, por que o Senhor não considerará inocente quem abusar de seu nome. 3. Santifique o dia de descanso.
Já, a segunda tábua da Lei, são os mandamentos de Deus para o povo em relação ao seu relacionamento com o próximo, ou seja, para o povo entre si. O 4. Mandamento nos faz olhar, em primeiro lugar, para aqueles dos quais fomos gerados. Nosso pai e nossa mãe. De acordo com o Professor e Doutor em Teologia, P. Verner Hoefelmann, para que possamos compreender este mandamento é de fundamental importância uma compreensão básica a respeito da posição dos velhos e jovens na família patriarcal do Antigo Testamento.
As leis do Antigo Testamento e os livros de sabedoria conferem especial dignidade e honra aos idosos. Por quê? Porque eles são os portadores da experiência acumulada do povo de Israel com o seu Deus Javé. Cabe-lhes intermediar esta experiência à geração seguinte.
Para Hoefelmann, numa sociedade que valoriza tanto as tradições do passado, é compreensível por que a palavra, a experiência e a decisão dos velhos têm tamanha importância. Eles preservam os conhecimentos adquiridos pelo grupo e devem colocá-los a serviço da sociedade. Por essa razão frequentemente encontramos pessoas idosas em posição de liderança ou destaque.
E continua: Qual a posição dos jovens dentro desta estrutura social? A eles não resta muita coisa, além de adaptar-se ao seu grupo de convivência e deixar-se instruir pela sabedoria e experiência dos mais velhos, na medida em que vão assumindo maiores responsabilidades para com o seu grupo. Chegará o dia em que eles mesmos deverão responsabilizar-se pela conservação e transmissão dos valores tradicionais de seu povo, incluindo sua própria vivência. A vida para os israelitas é, então, um processo de amadurecimento dentro do grupo familiar e em seu beneficio. (Extraído de www.luteranos.com.br).
Assim, dentro da tradição judaica, na origem deste Mandamento, Deus pede aos filhos/as que honrem seu pai e mãe, pois eles, a partir de sua ligação com Deus, tem a incumbência de ensinar e levar adiante a fé no Deus santo e verdadeiro.
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
-Sábado, 06/04 às 10h-12h Ensaio Coral Infantil, 13h30min-15h30min Ensaio Música
– Domingo,07/04, às 19h30 Culto com Celebração da Santa Ceia.
-Terça-feira, dia 09/04, às 14h30min, OASE-Tarde da Mulher.
-Quarta-feira, dia 10/04, 19h, reunião do Presbitério Paroquial.
-Quinta-feira, dia 11/04, 19h, reunião Diretoria do Conselho Sinodal, 19h30min, ensaio do Coral.
– Sexta-feira, dia 12/04, 19h, Adolescentes.
-Comunidade juntamente com as senhoras do Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio, promove o tradicional Galeto, dia 13/04, cartões disponíveis na secretaria da Comunidade e com a Sra. Lairta.

Deixe seu comentário