Santificar o dia de descanso
Falar sobre um dia específico de descanso numa sociedade pós-moderna, onde tudo cresce e acontece extremamente rápido, não é mais um padrão. Atualmente muitas pessoas, devido ao seu trabalho, não tiram o mesmo dia de descanso proposto no calendário civil (domingo).
Há pessoas que trabalham por escalas de trabalho, como 12x36h, recorrente de categorias profissionais que necessitam de trabalhadores de plantão, como, por exemplo,em hospitais, bombeiros ou vigilância.Religiosos normalmente têm seu dia de descanso nas segundas-feiras.
Dia de descanso vem do Antigo Testamento onde é instituído o sábado. No Novo Testamento, o domingo passa a ser o “Dia do Senhor”, pois nele Jesus ressuscitou. Para os cristãos, o domingo passa a ser o dia de santificar, ou seja, nele Jesus precisa ser prioridade.
Já que temos horários diferentes para descanso, precisamos compreender o 3º Mandamento como “Santificar o dia do Senhor”. Isto significa: me separar e dedicar à oração e a comunhão com Deus. Lutero, escreve: “Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar a pregação e sua palavra; mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estuda-la com gosto”. (Catecismo Menor)
Priorizar o Dia do Senhor é ordem de Deus. Normalmente temos muitas possibilidades de entretenimento: almoço, passeio, visita, churrasco, festinhas, lazer… Não precisamos abrir mão disso, desde que,não nos separe de Deus e de nosso momento com Ele. Jesus orienta: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer”… (Mt 6.33).
Se priorizamos santificar o Dia do Senhor indo ao culto, estamos livres para curtir e celebrar a vida junto a família, amigos, lazer. O problema atual é que tudo está sendo prioridade, menos Deus, enquanto deve ser o inverso! Vamos ao churrasco, receber visitas, visitar, passear, ter momentos de lazer? Sim. Mas antes, ou depois disso, irei ao culto.
Se visitas ou parentes distantes vierem, digamos: Vamos ao culto. Vocês aceitam ir conosco à Igreja ou preferem chegar um pouco mais tarde? Ou: Estamos felizes com vossa visita, mas daqui a pouco, vamos ao culto, aceitam ir conosco? Santificar o Dia do Senhor, deve ser nossa prioridade. Deus espera isso de nós! Exercitemos isso!

P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB

Avisos da semana:

– Quarta, dia 13/03, 19h, Reunião Presbitério Paroquial;
– Quinta-feira, dia 14/03, das 18h às 20h30min, Ensino Confirmatório do 1º ano, às 19h, Comunhão e Discipulado (Coordenadores – formação);
– Sábado, dia 16/03, Seminário Sinodal Orientadores/as Culto Infantil, às 10h, Ensaio do Coral Infantil,(convidamos crianças de 6 a 11 anos a participarem do Coro Infantil) e às 13h30min, Ensaio de Música;
– Domingo, dia 17/03, às 19h30min. Culto com Bênção aos aniversariantes, Centro.
– Terça, dia 19/03, às 14h30min, tarde da OASE com trabalhos manuais;
– Quarta, dia 20/03, às 19h, LELUT;
– Quinta, dia 21/03, das 18h às 20h30min, Ensino Confirmatório do 2º ano, 19h30min, ensaio do Coral.

Deixe seu comentário