Não abuse do nome do Senhor, seu Deus, porque o Senhor não considerará inocente quem abusar de seu nome.
Estimado leitor/a. Em janeiro buscamos compreender o 1º Mandamento e suas implicações para nossa vida de fé e de espiritualidade cristã. Acompanhamos quem é o verdadeiro Deus, como Ele se revela e age junto ao seu povo, mas também o que espera e exige de nós.
Neste mês de fevereiro refletiremos sobre o 2º Mandamento. Ele tem relação com o que sai pela boca, pois a primeira coisa que brota no coração se manifesta por palavras. Em Marcos 7.21 lemos:“Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios”. Por isso Jesus reforça que a nossa boca fala do que nosso coração está cheio (Mateus 12.34).
Com nossa boca desrespeitamos a Deus. Por vezes inconscientemente, por expressões do costume popular, por jurar pelo nome do Senhor que é Santo. Aqui quando falamos na santidade de Deus e seu nome, falamos do Sagrado. Um dos ensinamentos desse mandamento é não usarmos o nome de Deus falsamente, ou mesmo, dizendo em nome de Deus o que não é da sua vontade.
Para o reformador Martim Lutero, não devemos jurar pelo nome de Deus em apoio ao mal, isto é, para sustentar mentiras, maldades, exclusões… Em contrapartida, é obra justa e boa, o juramento diante de Deus, confiando o que se assume em sua presença, orientação, participação e auxílio. Um exemplo muito claro disso é o casamento, onde noivo e noiva fazem uma promessa diante do Senhor, que irão se respeitar e amar em todos os momentos da vida. Ali, ambos dizem “Sim, com o auxílio de Deus”. Aqui se usa o nome de Deus junto a uma promessa, mas confiando que Ele será o sustentador.
A vontade de Deus é que aceitemos a Ele e sua vontade de coração, pela fé, e depois possamos em palavras confessar e testemunhar dessa fé em palavras e ações, para que Deus através de seu santo nome e atos, seja conhecido e reconhecido publicamente. Qual valor o nome de Deus tem para você? Reflita nisso! Um fraterno abraço!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB

Avisos da semana:
– Quinta-feira, dia 07/02, às 19h30min, ensaio do Coral Adulto.
– Sábado, dia 09/02, às 10h, Ensaio do Coral Infantil e às 13h30min, Ensaio da Música e às17 h, Culto com Santa Ceia, no Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio
– Domingo, dia 10 de fevereiro, às 9h. Culto com Celebração da Santa Ceia na Igreja da Ressurreição, Centro.

– Inscrições para Ensino Confirmatório, nascidos no ano de 2007. Pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da Comunidade, com a certidão de Batismo do(a) filho(a).

– O horário de expediente da secretaria é de segunda à sexta-feira das 8h às 12h, das 13h30min às 17h30min.

– A Comunidade solicita aos membros que, atualizem seus endereços e antes de convidarem padrinhos e madrinhas para Batismo ou antes de marcarem serviços para casamento, façam contato com a secretaria para as devidas orientações de acordo com os nossos regulamentos.

Deixe seu comentário