Não abuse do nome do Senhor, seu Deus, porque o Senhor não considerará inocente quem abusar de seu nome.
Estimado leitor/a. Como vimos semana passada, um dos ensinamentos do 2º Mandamento é não usarmos o nome de Deus falsamente, ou mesmo, dizendo algo que não é da vontade do Senhor.
Mas qual é o nome de Deus? É conhecido entre cristãos por Pai, Filho, Espírito Santo – o que chamamos de Trindade, expressão que não se refere ao nome de Deus, é apenas uma formulação teológica da Igreja antiga para designar a forma como Deus se revela à humanidade, ressaltando sua tri-unidade, ou seja, três pessoas distintas, unidas numa só essência– um só Deus.Também é conhecido por Criador, Pai eterno, Pai celestial, Salvador, Messias, Santificador, Consolador, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz…
Desde o Antigo Testamento já nos são revelados vários nomes referentes à Deus. Os mais comuns são: Adon Hakavod – Rei da Glória; Adonay – Senhor; El-Berit – Deus que faz pacto ou aliança; El Caná – O Deus Zeloso; El Elah – Todo Poderoso; El-Ne’eman – Deus de graça e misericórdia; El-Nosse – Deus de compaixão; El-Olan – Deus eterno; El-Shadday – Deus Todo-Poderoso; Eliom– Altíssimo; Elohim –Deus Criador (poder criativo e onipotência); Kadosh Israel – Santo de Israel; Yahweh Jehovah – Eterno Senhor; Jehovah Shalom –O Senhor é Paz; Jehovah Sabaoth – Senhor dos Exércitos, etc. No Novo Testamento Jesus o chama de Abba – Pai.
Mas, independentemente destes e outros nomes, Deus espera que não usemos seu santo nome para mentir ou enganar, o que já é em si a transgressão de outro mandamento que veremos mais adiante. Tentar justificar uma mentira para, por meio dela, enganar o próximo usando o nome de Deus. Independente do nome que sabemos de Deus ou da forma como gostamos de o chamar, o que importa é que Deus seja invocado de coração, adorado em espírito e verdade, que tenhamos temor e tremor, pois Ele é o “todo-poderoso”. Deus se importa que creiamos e confiemos em seu nome e que testemunhemos este nome em palavras e atitudes que o honrem e dignifiquem, mostrando a todas as pessoas seu amor, graça e misericórdia.

P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB

Avisos da semana:
– Quarta, dia 27/02, Assembleia Geral Extraordinária da OASE, à partir das 15h. no Centro Social Martin Luther, todas as associadas estão convocadas;
– Sexta-feira dia 01/03, 19h Celebração Ecumênica pelo Dia Mundial da Oração (80 anos no Brasil),
na Comunidade Evangélica de Campo do Meio e às 19h30min., início do Acampadentro para os adolescentes Confirmados(as) no ano de 2017 e 2018;
– Sábado, dia 02/03, às 10h, Ensaio do Coral Infantil, 13h encerramento do Acampadrentro, às 13h30min, Ensaio de Música; 17 horas, Culto no Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio, com Celebração da Santa Ceia.
– Domingo, dia 03/03, às 19h30min. Culto com Santa Ceia na Igreja da Ressurreição, Centro.
– Dia 07/03(quinta), das 18h às 20h30min, integração dos Confirmandos do Ensino Confirmatório do
1º e 2º ano, à partir das 19 horas reunião com os pais dos Confirmandos.
– Dia 10/03(domingo), Assembleia Geral Ordinária da Comunidade Evangélica de Montenegro, 1ª Chamada, 9h com Culto, 2ª e última chamada, às 9h45min.

Deixe seu comentário