O que significa este 10º Mandamento do Decálogo? Lemos no Catecismo Menor de Lutero: Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não seduzir, desviar ou afastar a esposa ou o marido do próximo, nem as pessoas que trabalham com ele; mas devemos aconselhá-los para que fiquem e cumpram seu dever.
O foco deste mandamento está na exortação contra a cobiça. Somos tentados em nossa a cobiçar. É na mente que contemplamos, sonhamos, fantasiamos, desejamos. Se o nosso intelecto sabe que não dispomos de condições de naturalmente possuir algo, então o desejo se transforma em cobiça.
Um exemplo disso foi a tentação de Eva. Ela foi tentada através da cobiça dos olhos: Eva, dê só uma olhada nisso. Você já viu alguma fruta como esta? Satanás atacou sua mente e colocou nela o desejo de possuir o que não era seu, o que lhe fora proibido. Nós também somos tentados a muitas coisas, inclusive a cobiçar o que não nos pertence. E é sobre isso que o 10º mandamento do Decálogo vem nos exortar. Como o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Corinto: “O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo” (2Coríntios 11.3).
A primeira tentação que nos vem à mente é pensar fortemente em algo ou alguém. Talvez algo em você diga: “é apenas um pensamento, não tem nada de mal…”; “estou apenas fantasiando, sonhando, que mal tem nisso?; “eu não preciso ir mais longe que isso…”. Mas depois de um tempo, só pensar já não basta, fantasiar e sonhar já não é suficiente. E, sem que nos damos conta, passamos para o próximo estágio. Daí, começamos a flertar, a tocar, a saborear. Começamos a brincar com o pecado. E o que logo percebemos é que estamos presos a uma situação e não conseguimos mais sair dela.
O apóstolo João escreve com muita propriedade: “Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.” (1João 2.16). Pense nisso, reflita nisso!
P. Marcio S. da Costa – Paróquia Evangélica de Montenegro – IECLB
Avisos da semana:
– Sábado, dia 05.10, das 9h às 9h45 –aulas de violino, das 9h45 às 10h30 – aulas de violão, das 10h30–
11h40–ensaio do Coral infantil; 17h-Culto com Santa Ceia no Ponto de Pregação do Bairro Santo Antônio.
– Domingo, 06.10, 19h30 – Culto com Santa Ceia.
– Terça, 08.10, 14h30, OASE – Trabalhos Manuais, 19h30, Celebração Ecumênica na Igreja Episcopal Anglicana;
– Quarta, dia 09.10, 19h–reunião do Presbitério paroquial.
– Quinta, 10.10, 18h30-20h–Ensino Confirmatório do 2º ano, 19h30-Ensaio do Coral;
-Sexta, dia 11.10, 19h30-Encontro de adolescentes.
Convite: Dia 27.10, Domingo Festivo Paroquial- 9h-Culto, seguido de um delicioso almoço. Cartões para o almoço já estão à disposição na secretaria e com os integrantes dos departamentos. Venha Participar!
– Já estamos aceitando encomendas de camisetas do Dia Sinodal da Igreja 2020, interessados entrem em contato com a secretaria (temos amostras).

Deixe seu comentário