Diariamente, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, Eduardo Leite e José Ivo Sartori podem se dirigir aos eleitores

Os candidatos a presidente da República Jair Bolsonaro, da coligação “Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos” (PSL/PRTB), e Fernando Haddad, da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PC do B/PROS), e 28 aspirantes a governador em 13 estados e no Distrito Federal retomarão, nesta sexta-feira, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão destinada ao segundo turno do pleito. O horário eleitoral gratuito ocorrerá de segunda-feira a sábado e terminará no dia 26 de outubro, também uma sexta, antevéspera da disputa final.

De acordo com a legislação eleitoral, o segundo turno deve ocorrer quando nenhum dos candidatos às eleições majoritárias a presidente da República, a governador ou a prefeito obtêm metade mais um dos votos dados a todos juntos. Neste caso, a lei determina que disputarão nova rodada os dois candidatos mais votados na primeira etapa das eleições. Só há a possibilidade de segundo turno para prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

Cada um dos dois candidatos a presidente da República contará, de segunda-feira a sábado, com 10 minutos de propaganda eleitoral em rede, divididos em dois blocos de 5 minutos para cada um dos concorrentes, para divulgar suas propostas e planos de governo. Eles anunciarão suas ideias das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio; das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40, na televisão.

Já os candidatos a governador que disputam o segundo turno, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), também terão 10 minutos de propaganda eleitoral em rede, repartidos em dois blocos de 5 minutos, para propagar seus planos e projetos. Eles divulgarão suas propostas das 7h10 às 7h20, e das 12h10 às 12h20 no rádio; das 13h10 às 13h20, e das 20h40 às 20h50 na televisão.

Durante o período do horário eleitoral gratuito do segundo turno, as emissoras de rádio e de televisão e os canais de TV por assinatura reservarão, para cada cargo em disputa, 25 minutos, de segunda-feira a domingo, nos quais serão veiculadas inserções de 30 e 60 segundos.

Quitação eleitoral à disposição na internet
Os eleitores que necessitam emitir a certidão de quitação eleitoral pela internet já podem fazê-lo. Até domingo (14), o serviço estará indisponível, enquanto são atualizados no Cadastro Nacional de Eleitores os registros de comparecimento ou ausência às urnas no primeiro turno das Eleições 2018, conforme determina a Resolução do 23.556/2017. A certidão também poderá ser obtida em qualquer cartório eleitoral. Basta apresentar o comprovante de comparecimento ao pleito (canhoto). Na falta do comprovante, somente o cartório eleitoral no qual o eleitor é inscrito poderá emitir a certidão durante esse período.

O Cartório Eleitoral da 31ª Zona fica em Montenegro, na Rua Bruno de Andrade, 1.809, na Timbaúva.

Deixe seu comentário