Depois de vencer a Covid-19 e um câncer de Mama, a vereadora Rose Almeida (PSB) retornou à sua cadeira na Câmara Municipal quinta-feira. O reencontro com os colegas foi marcado pela emoção, por uma oração de agradecimento e por uma homenagem das companheiras de partido, que compareceram ao legislativo vestindo rosa. Até um pedido de desculpas do vereador Felipe Kinn (MDB) Rose ouviu. Os dois já se enfrentaram diversas vezes no plenário, com palavras ásperas e críticas contundentes.

Referência – Rose não irá concorrer este ano. O fato de estar na Câmara há cinco mandatos e de ter mais de 35 anos de vida pública, sem uma única denúncia ou acusação, já mostram que o Legislativo perderá uma importante referência. As vitórias de 2020 fecham esta trajetória com chave de ouro.

_________________________________________

Faça o teste. Afinal, o que eles prometem?
A cinco dias das eleições, está na hora de decidir seu voto. E para fazer uma escolha consciente, é preciso conhecer os candidatos e suas principais propostas. Nós separamos alguns compromissos assumidos invidualmente ou por todos eles. Foram divulgados em entrevistas, artigos e no próprio plano de governo. Obviamente há muitas outras, mas estas 21 se destacam pelo ineditismo, pela repetição e pela curiosidade. Marque, no espaço, o número do candidato mais identificado com cada promessa: 10 (Percival), 11 (Kadu), 13 (Ricardo), 14 (Zanatta) e 45 (Márcio). No meio, “escondemos” algumas que estão nos planos de governo dos cinco. Para estas, marque um T, de “Todos”.

1( ) Valorização do comércio, por meio de campanhas para que a população compre na cidade.

2 ( ) Implantação efetiva do orçamento participativo.

3 ( ) Ampliação do efetivo da Guarda Municipal e expansão das atribuições, como a fiscalização do trânsito.

4 ( ) Criação de aplicativos de celular para que a população se comunique diretamente com a Prefeitura e realização de um Censo para formação de banco de dados.

5 ( ) Implantação de um Refis para pagamento parcelado e com desconto das dívidas de IPTU.

6 ( ) Realização de melhorias no plano de carreira dos professores.

7 ( ) Construção de um viaduto na RSC-287 com recursos próprios da Prefeitura.

8 ( ) Concessão de incentivos para a atração de novos empreendimentos e geração de empregos.

9 ( ) Construção de uma pista multifuncional para caminhadas, skatistas, ciclistas e que poderá ser utilizada, inclusive, por cadeirantes.

10 ( ) Custeio, com recursos da Prefeitura, do transporte coletivo no interior, onde as linhas são deficitárias e não despertam interesse das empresas.

11 ( ) Valorização da medicina alternativa, com o uso de chás e outras terapias na prevenção e combate a doenças.

12 ( ) Redução do número de CCs e valorização dos servidores de carreira.

13 ( ) Concessão do antigo restaurante do Centenário (sede da Biblioteca Pública) para a iniciativa privada, em troca da manutenção do parque.

14 ( ) Construção de mais uma Casa do Produtor Rural, na Timbaúva.

15 ( ) Recuperação das estradas do interior.

16 ( ) Criação de um fundo para o financiamento de projetos agroecológicos no interior.

17 ( ) Negociação para a extinção da Dívida do Projeto Cura, que já estaria paga.

18 ( ) Ampliação do atendimento na UBS Centro para até as 23h.

19 ( ) Observação da capacidade e da honestidade como pré-requisitos nas nomeações para cargos no governo.

20 ( ) Recuperação imediata do Balneário Municipal Afonso Kunrath, através de mutirão, para que volte a ser usado como espaço de lazer.

21 ( ) Instituição de comitês, junto às Associações de Moradores e UMAC, para planejar em conjunto ações prioritárias em favor do desenvolvimento da cidade.

Respostas
1 (T)
2 (13)
3 (11)
4 (14)
5 (10)
6 (T)
7 (45)
8 (T)
9 (11)
10 (45)
11 (13)
12 (T)
13 (14)
14 (10)
15 (T)
16 (10)
17 (13)
18 (14)
19 (T)
20 (45)
21 (11)

Desempenho
– Se você acertou mais de 15 respostas, pode se considerar bem informado sobre as promessas de campanha dos candidatos a prefeito e tem elementos suficientes para fazer a melhor opção.

– Se você acertou entre 7 e 14 respostas, leia mais. Ainda dá tempo!

– O quê? Acertou 7 ou menos? Você está por fora e há grandes chances de rasgar seu voto.

_________________________________________

Poucos ônibus
O vereador Talis Ferreira (Progressistas) foi à tribuna na última quinta para reclamar do atendimento dispensado pela ViaçãoMontenegro à comunidade. Desde a eclosão da pandemia do coronavírus, em março, muitas linhas estão suspensas e não voltaram após a reabertura do comércio. Resultado: quando os poucos coletivos estão cheios, passageiros são deixados na parada.

Aglomeração – Segundo Talis, esta situação constitui um desrespeito aos usuários que, inclusive, aglomerados dentro dos ônibus, correm maior risco de serem contaminados pelo vírus. “Ninguém vai tomar uma atitude?”, questionou o líder do governo na Câmara.

Contrato – Seria cômico se não fosse trágico. Se um dos principais embaixadores do governo na Câmara não consegue garantir que a Prefeitura exija o cumprimento do contrato com a concessionária, esperar o quê dos demais?

_________________________________________

Tentativa frustrada
A coligação Voa Montenegro (PP, PSB e PL) tentou impedir a candidatura a vereador do ex-prefeito Paulo Azeredo (PDT). Alegando que ele está inelegível por oito anos por causa do Impeachment que sofreu em 2015, entrou com recurso contra a decisão judicial que homologou sua participação no pleito.

Abatido – O pedido foi abatido no ar. A juíza eleitoral Priscila Gomes Palmeiro indeferiu o recurso, alegando que a coligação Voa Montenegro sequer tem legitimidade para a proposição. Nas eleições de 2016 e de 2018, o TRE já havia garantido a presença de Azeredo.

_________________________________________

Promessa é dívida V
O quinto e último programa “Pronto. Falei!” especial das eleições trouxe o candidato Gustavo Zanatta, da coligação “Novos Caminhos, Nova cidade” para um bate-papo. Como de praxe, o convidado só soube do tema sorteado momentos antes da transmissão ao vivo. Tirou “Planejamento” e focou na importância de, primeiro, ouvir os anseios do eleitor, desacreditado na Política, para, então, planejar.

Ouviu? – Também deu pra anotar algumas promessas do ex-vereador, se eleito para governar. Dentre elas, redução de CC’s e mais valorização do servidor de carreira, melhoria nos canais de comunicação da Administração Municipal, com um aplicativo mais estruturado para acesso a diferentes serviços, e a construção, em etapas, do Centro Administrativo da Prefeitura na Timbaúva.

Deixe seu comentário