Carlos Eduardo Vogt
Enfermeiro

Exercendo batalhas hercúleas e muitas vezes sem nenhum tipo de reconhecimento, o técnico de enfermagem vem, ao longo dos anos, mostrando para que veio, inserindo-se de vez no mercado de trabalho.
O técnico em enfermagem é o profissional que avalia e executa curativos, sob supervisão dos enfermeiros. É o profissional que está as 24h do dia junto dos pacientes e que acompanha diretamente a evolução do quadro. Quando há melhora, todos ficam felizes, ao passo que, quando um paciente apresenta piora, a grande maioria chora, pois é um ser humano fadado a ter sentimentos.
Durante as 24h em que os pacientes estão internados, circulam em seus quartos, aferindo sinais vitais e, em forma de pequenos questionamentos, avaliam se o cliente está bem. Se constatada qualquer não conformidade, acionam os enfermeiros, responsáveis pelos setores, para que possa haver rápido desfecho e melhora imediata da condição de saúde do enfermo que apresentou uma intercorrência.
O técnico de enfermagem tem que ser um profundo conhecedor dos medicamentos, já que, ao manipulá-los, poderá encontrar talvez a não compatibilidade de administração devido a reações entre as drogas. Mas não só de manipulação de medicamentos faz-se o técnico de enfermagem. São construídos na humanização do atendimento, colocando emoção e sentimentos quando atendem alguém, pois todos os pacientes são diferentes uns dos outros.
Fora dos hospitais, temos técnicos de enfermagem que atuam no Pré-Hospitalar, ramo este bastante específico e que exige ainda mais do profissional. Aqui, se faz necessário, além do todo o conhecimento anterior, rapidez e certeza nas avaliações, para não prejudicar o tratamento final do acidentado ou de quem, por azar, sofreu alguma injúria. São esses os profissionais que, por não conhecer sobre o paciente, precisam, num curto espeço de tempo, saber de uma vida inteira para saber o que fazer. E o fazem com maestria ímpar.
Existem diversas atividades que os técnicos de enfermagem podem desempenhar, mas optei por escrever aqui as duas atividades que desempenho como líder de equipes, e me honra saber que são compostas por profissionais de extremo valor ético e técnico.
Pela passagem do dia do técnico de enfermagem, deixo minhas saudações a quem já está na luta e para quem ainda está lutando para chegar lá.
Parabéns!

Deixe seu comentário