Redução de municípios

Carlos Eduardo Vogt
Enfermeiro

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição), referente ao Pacto Federativo, que tem como objetivo reduzir o número de municípios no país, está dando bastante o que falar. Absurdamente, querer acabar com municípios tão lindos e pequenos em primeiro momento parece, de fato, um absurdo.
Mas depois de dois segundos de indignação e como mísseis não serão lançados para exterminar as cidades, criancinhas inocentes não morrerão e seus queridos idosos ainda continuarão jogando damas na praça, parece uma ideia bastante inteligente.
Vamos pegar nosso estado, que há aproximadamente 200 anos atrás possuía apenas quatro municípios e ao longo dos anos, dividindo aqui, cortando ali, erguendo uma cerquinha ali, alcançou o número atual de 497 municípios. Racionalmente, são quase 500 cidades que necessariamente precisam ter prefeito, vice-prefeito, câmaras de vereadores, puxa-sacos, puxa-sacos dos puxa-sacos e por aí vai.
Não sou bom com números, mas este montante de cidades acaba gerando pouca receita, levando em consideração que algumas têm poucas empresas e acabam servindo apenas de dormitório para seus moradores, que trabalham em cidades vizinhas. O grande problema é que, para a nação, essas cidades geram despesas, com esse monte de gente que se faz necessária para “administrar” o município.
Com a nova proposta, o Rio Grande do Sul passaria a ter 271 municípios. Não sou bom com números, afirmo mais uma vez, mas com os cortes que citei logo acima, mais diversos outros, penso que sobraria mais dinheiro para a federação investir nos municípios. Menos políticos e dinheiro posto fora, mais saúde, educação e segurança, que são as obrigações básicas da administração pública.
Tudo bem que não é a cura para os males do Brasil, que, ao meu ver, são os próprios brasileiros, mas sim, um começo. Talvez amargo para alguns, sensato para outros.
Mas aos que torcem para um país melhor, descruzar os braços e sair do assistencialismo que suborna e aliena, já é um belo início.

Últimas Notícias

Destaques