Com 10.232 votos em apenas 14 dias de formulário on-line, mais do que o dobro do ano passado (4.897), já estão definidas as doze vencedoras do Mulheres que Brilham. Criado pelo Jornal Ibiá a fim de reconhecer e premiar as mulheres cujas trajetórias se destacam em Montenegro, o projeto contou com indicações de setenta entidades locais, dentre representantes de classe, políticas, religiosas e sindicais, além das vencedoras da edição de 2021. As três mais lembradas passaram à votação popular e, assim, o resultado foi fechado nesta quarta-feira, 11. Para a diretora do Jornal Ibiá, Maria Luiza Szulczewski, a Lica, a votação foi, mais uma vez, surpreendente. “A comunidade não só aprovou o prêmio, como também acha relevante. Para que as pessoas abram o questionário e votem, precisam ter alguma motivação”, destaca (Fonte: Jornalibia.com.br).
Na quinta-feira, 12, recebi com muita alegria a notícia de que fui a mulher mais votada entre as participantes no quesito mulheres na política. Concorri com duas grandes mulheres que merecem todo nosso respeito. Parabéns a todas as mulheres que concorreram, vocês já são vencedoras.
Como sempre digo, entrei na política para fazer a diferença, nunca me passou pela cabeça ser apenas cota, sabemos que muitas mulheres por falta de conhecimento e apoio acabam sendo enganadas, servindo de coadjuvantes no processo eleitoral. Hoje, quando eu recebo mensagens de meninas que estão se inspirando no meu trabalho, sinto que estou no caminho certo, de que meu exemplo está sendo base para que estas meninas sejam nossas futuras representantes.
Acredito que o grande motivador de toda mulher quando entra na política é poder ajudar a melhorar sua comunidade. Nós mulheres carregamos este instinto maternal de proteção, quando nos propomos a fazer algo, não existem barreiras que nos impeçam de conquistar aquilo que queremos.
Um exemplo forte deste instinto foi quando estávamos no auge da pandemia, comecei a receber ligações e mensagens desesperadas de familiares a respeito da falta de respiradores no nosso Hospital Montenegro. Imediatamente entrei em contato com o Deputado Federal Ubiratan Sanderson, pedindo que intercedesse por nós no Ministério da Saúde. Para nossa alegria fomos contemplados com cinco respiradores, que chegaram rapidamente.
Ainda temos muito para avançar, não é novidade para ninguém o quanto sou atacada nas redes sociais pelos meus posicionamentos. Vivemos um momento muito delicado em todo o mundo, a internet nos deu voz, mas também aflorou o melhor e o pior de cada um, as mulheres precisam evitar este jogo de aniquilamento uma com as outras.
Quando o Jornal Ibiá se propõe a fomentar o debate, homenageando as mulheres que se destacam em suas atividades, uma porta se abre, fazendo com que mais mulheres se sintam encorajadas a buscar o seu espaço. Acaba sendo um grande motivador para nós mulheres esta iniciativa.
Não poderia deixar de agradecer a cada um, que mesmo na correria do dia a dia parou por um instante e lembrou desta vereadora. Sou muita grata por todas as mensagens de carinho que recebo diariamente, por aqueles que acompanham meu trabalho. Grata por todos que depositam em mim seu voto de confiança, por aqueles que me trouxeram aqui e que me levarão a caminhos ainda não trilhados. A todos vocês o meu muito obrigado!