Eu escrevo há muito tempo, muito mesmo. Porém, somente há um ano, um ano e meio, eu venho me dedicando a trabalhar o marketing dos meus livros de forma organizada e focada. E, sabe aquela frase que diz que a propaganda é a alma do negócio? Ela não poderia estar mais correta. Mas o que é propaganda? Fazer panfletagem? Pode ser. É uma forma de propaganda também; mas é muito mais que isso. É envolver o seu cliente, é se conectar a ele, mostrar que você pode ajudá-lo e, aí sim, oferecer o seu serviço. E, isso tudo não necessariamente precisa ser feito de uma única vez, mas em etapas.
Antes era muito difícil encontrar cursos de marketing voltados exclusivamente para escritores. E são muito necessários, afinal, escritor sabe escrever, sabe envolver, mas quase nunca sabe vender. E esse é o ponto: para vender, você precisa se fazer conhecido. Não existe aquela outra frase que diz que quem não é visto não é lembrado? Pois também é pura verdade.
Nesses últimos anos eu conheci uma mulher incrível que, não só abriu meus olhos, ela arrancou minhas pálpebras para o marketing voltado ao autor de livros. Ela, a Lílian Cardoso, é dona de uma das maiores, se não a maior, agência de comunicação especializada em autores da América Latina. E através dos cursos que fiz com ela, que está no mercado literário há anos, trabalhando com as maiores editoras do país, aprendi muitos caminhos que sequer passavam pela minha cabeça. O que é a experiência, não é? E desde então eu comecei a mudar a forma de me posicionar no mundo literário. Ajustei meu site em www.agolyver.com.br com paletas de cores corretas, design organizado; ajustei essa paleta nas minhas redes sociais. Aprendi a escrever texto atrativo na hora de compartilhar meus conteúdos e promoções.
Enfim, toda a parte do marketing do escritor em si, e não apenas dos livros. E isso fez uma diferença danada. Por exemplo, depois aplicar o marketing dessa forma, em uma única promoção de cinco dias, tive mais de 3 mil downloads dos meus livros na Amazon para o leitor Kindle. E, meus amigos, isso é muito livro. Em cinco dias? Isso é muito livro!
Conhecer o mercado onde você está inserido, e conhecer os caminhos que já foram trilhados por outros e aprender com a experiência deles não têm preço, só valor. E um alto valor. São realmente ativos importantíssimos para quem quer seguir carreira no que quiser. E nesse quesito eu preciso, devo, agradecer ao conhecimento adquirido da Lílian Cardoso que fez toda essa diferença na hora de promover meu trabalho e minhas obras. Realmente, a propaganda é a alma do negócio. Por isso, use o marketing para você mesmo, enquanto pessoa. Verá o quanto isso impactará na sua vida. Busque a experiência dos outros, estude, faça cursos, leia muito sobre esse assunto. Você não sabe, mas sua carreira depende disso.
Muitas pessoas e empresas acabam vendo no marketing um custo, quando, de fato, é só investimento. No mercado, sem marketing, você não existe. Você rema contra a maré, ao invés de usar um motor. Sem marketing você alcança sempre as mesmas pessoas que já lhe conhecem, não encontra novas. Com marketing você está sempre desbravando novos caminhos, novos espaços, angariando novos clientes, leitores, seguidores. E marketing acaba sendo sobre pessoas, um relacionamento entre leitor e autor, cliente e negócio. Não é um bicho de sete cabeças, afinal, nós somos sociais. Marketing é feito de relações e, não é disso que se trata ser humano?