A.G. Olyver
Escritor

Sem essa educação você sempre passará dificuldades
Nesse momento de crise, até mesmo os mais preparados estão sentido no bolso a dificuldade de não poder produzir, de não poder gerar mais renda. O número de inadimplência está a mil e muitas pessoas já estão sem ter o que comer e o sistema de saúde, que sempre esteve à beira de um colapso, agora está no seu limiar. Em São Paulo, por exemplo, não há mais leitos disponíveis nas UTIs. Isso tudo por causa de um único e microscópico vírus.

Realmente, se não fossem trágicas, seriam muito engraçadas as palavras do físico Neil deGrasse Tyson quando diz: “Aqueles que são anti-vacinas hoje percebem a falta que faz apenas uma vacina”, isto é, uma medida de segurança. O planeta não estava preparado para o Covid-19 que, em quatro meses e meio, já matou mais de 120 mil pessoas. Mais de 23 mil só nos EUA, mais de 20 mil na Itália e mais de 18 mil na Espanha. Todos estes países de primeiro mundo. Aonde isso vai terminar ninguém sabe.
Financeiramente, estamos enfrentando uma recessão global de níveis catastróficos e a economia está abalada, de verdade.

Dólar em alta, desemprego, redução de carga horária e salários, empresas quebrando, trabalhadores informais passando fome…
Existe uma forma de passar por isso com um pouco mais de tranquilidade? Bom, na parte econômica talvez fosse possível, se todos tivessem tido uma educação financeira e já cuidassem do seu dinheiro antes dessa pandemia começar. Porém seus pais muito provavelmente nunca lhe ensinaram educação financeira, muito menos a escola. Por isso, está mais do que na hora de você buscar aprender a cuidar do seu dinheiro e fazer ele trabalhar para você.

Acredite, se você tivesse aprendido isso antes, hoje estaria muito mais tranquilo em relação às contas a pagar; mas não se desespere, sempre está em tempo de aprender educação financeira. Hoje existem diversos locais para se aprender sobre finanças, mas você pode iniciar sua aventura para o enriquecimento buscando aprender sobre metas smart, redução de gastos não essenciais, rendas extras e investimento. Parecem coisas muito difíceis, mas acredite, não são. Não são mesmo! Depois que você começa a aprender sobre isso, você vai adorar. Sabe por quê? Porque vai ver seu dinheiro começar a multiplicar e gerar mais dinheiro.

E, se um dia chegarmos a passar por algo das proporções desse vírus novamente, você estará financeiramente muito mais seguro e tranquilo. Educação financeira é um recurso indispensável para a vida. Não espere do governo, faça isso por você mesmo.

Deixe seu comentário